08 de fevereiro de 2024
Sancionada lei de Júnior Cascaria que estabelece a Semana de Conscientização “Viver Sem Pânico”
Legislação busca conscientizar sobre a Síndrome do Pânico e inclui evento na segunda semana do mês de outubro, constando no calendário oficial do Estado do Maranhão
Assecom/Dep. Júnior Cascaria
Foi sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB), a Lei n° 12.081, de autoria do deputado estadual Júnior Cascaria (Podemos). A norma institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome do Pânico, intitulada “Viver Sem Pânico”, e inclui a data anualmente na segunda semana do mês de outubro, constando no calendário oficial do Estado do Maranhão.
De acordo com Júnior Cascaria, a semana será organizada em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as atividades planejadas deverão incluir ciclos de palestras, sessões de diálogo, dinâmicas de grupo e painéis informativos.
Além disso, a iniciativa visa divulgar locais de orientação e tratamento para os pacientes, além de promover campanhas publicitárias por meio de diversos canais de comunicação. O parlamentar também enfatizou que a meta principal é incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento adequado da síndrome do pânico, enquanto se combate o estigma associado a esse transtorno. Tudo isso se dá dentro do contexto da rede de saúde estadual.
O deputado Júnior Cascaria destacou a importância da sanção da Lei e o fornecimento de informações abrangentes sobre a enfermidade mental. “O medo muitas vezes impede as pessoas de procurar ajuda profissional quando necessário. As doenças mentais têm sido consideradas um desafio marcante deste século, com destaque para a síndrome do pânico, cuja prevalência se intensificou no cenário pós-pandemia de Covid-19”, declarou.
“O conhecimento é uma ferramenta de empoderamento e o nosso objetivo é fornecer informações abrangentes sobre essa enfermidade para o maior número possível de maranhenses; isso permitirá uma melhor compreensão da doença e, consequentemente, facilitará novos diagnósticos e tratamentos eficazes para aqueles que sofrem desse transtorno. Agradeço ao nosso governador Carlos Brandão pela sanção desta Lei de grande importância para nossa sociedade”, concluiu o deputado Júnior Cascaria.
Mais notícias
Deputado Catulé Júnior tem contribuição política reconhecida e recebe Título de Cidadão Humbertuense
Honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Humberto de Campos em retribuição à parceria do parlamentar e contribuições…
‘Mais Saúde’ destaca impacto da obesidade e das novas medicações na saúde ocular
A oftalmologista Acácia Jordão fala sobre a abordagem integrativa na oftalmologia e alerta para efeitos oculares relacionados ao…
Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’
Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas…
Creche- Escola Sementinha realiza cerimônia de formatura de alunos da Educação Infantil
Evento marcou o fim de um ciclo e reuniu alunos, pais, professores e familiares
‘Em Discussão’ aborda atividades de extensão universitária, educação à distância e outros programas da Uema
A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da instituição, Ilka Serra, detalhou as ações do Uema Net, auxílios…
‘Diário da Manhã’ – Ocupação Barroca SLZ destaca ações culturais no Centro Histórico
Coordenadora de programação e ações educativas do projeto, Lygia Peçanha, falou sobre esta nova edição
‘Café com Notícias’ discute aumento de doenças cardiovasculares e prevenção
Conversa foi com o cardiologista Tácio Danilo Pavão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Projeto institui Dia do Tropeiro e reconhece tropeirismo como patrimônio cultural e imaterial
Projeto é de autoria do deputado estadual Kekê Teixeira