08 de fevereiro de 2024

Sancionada lei de Júnior Cascaria que estabelece a Semana de Conscientização “Viver Sem Pânico”

Legislação busca conscientizar sobre a Síndrome do Pânico e inclui evento na segunda semana do mês de outubro, constando no calendário oficial do Estado do Maranhão

Sancionada lei de Júnior Cascaria que estabelece a Semana de Conscientização “Viver Sem Pânico”

Júnior Cascaria ressaltou que objetivo é divulgar locais de orientação e tratamento para pacientes com Síndrome do Pânico

Assecom/Dep. Júnior Cascaria

Foi sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB), a Lei n° 12.081, de autoria do deputado estadual Júnior Cascaria (Podemos). A norma institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome do Pânico, intitulada “Viver Sem Pânico”, e inclui a data anualmente na segunda semana do mês de outubro, constando no calendário oficial do Estado do Maranhão.

De acordo com Júnior Cascaria, a semana será organizada em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as atividades planejadas deverão incluir ciclos de palestras, sessões de diálogo, dinâmicas de grupo e painéis informativos.

Além disso, a iniciativa visa divulgar locais de orientação e tratamento para os pacientes, além de promover campanhas publicitárias por meio de diversos canais de comunicação. O parlamentar também enfatizou que a meta principal é incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento adequado da síndrome do pânico, enquanto se combate o estigma associado a esse transtorno. Tudo isso se dá dentro do contexto da rede de saúde estadual.

O deputado Júnior Cascaria destacou a importância da sanção da Lei e o fornecimento de informações abrangentes sobre a enfermidade mental. “O medo muitas vezes impede as pessoas de procurar ajuda profissional quando necessário. As doenças mentais têm sido consideradas um desafio marcante deste século, com destaque para a síndrome do pânico, cuja prevalência se intensificou no cenário pós-pandemia de Covid-19”, declarou.

“O conhecimento é uma ferramenta de empoderamento e o nosso objetivo é fornecer informações abrangentes sobre essa enfermidade para o maior número possível de maranhenses; isso permitirá uma melhor compreensão da doença e, consequentemente, facilitará novos diagnósticos e tratamentos eficazes para aqueles que sofrem desse transtorno. Agradeço ao nosso governador Carlos Brandão pela sanção desta Lei de grande importância para nossa sociedade”, concluiu o deputado Júnior Cascaria. 

Mais notícias

Deputado Davi Brandão fortalece alianças com ações em Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Mirador, São Luís Gonzaga, Miranda do Norte e Bacabal

O fim de semana do parlamentar foi marcado por entregas, eventos e encontros que reafirmam seu compromisso com…

Especialista destaca, no ‘Diário da Manhã’, a atuação de associação para a garantia de direitos aos usuários por planos de saúde

A presidente da ADUSP-MA, Alcione Costa, destacou o trabalho voltado, principalmente, para as famílias atípicas, que têm membros…

Efeitos psicossociais do bullying para estudantes são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’

A pedagoga Hurda Nascimento explicou que é importante conscientizar os estudantes sobre os efeitos tanto para quem pratica…

Advogada explica implicações do novo acordo de cessar-fogo em Gaza

Entrevistada do programa 'Pautas Femininas' foi Jacqueline Trinta, especialista em Direito Internacional

‘Revista Maranhão’ destaca avanços da agricultura familiar no estado

Assunto foi tratado pelo secretário adjunto de Política Interna da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Joaquim…

Mais de 600 pessoas são atendidas em ação oftalmológica viabilizada por Catulé Júnior em São José de Ribamar

Bairro Parque Vitória recebeu o mutirão Cuidar dos Olhos, idealizado pelo deputado estadual Catulé Júnior, que atendeu mais…

Deputada Dra. Helena Duailibe participa do encerramento do Círio de Nazaré, no Cohatrac

Tradicional festejo, que completou 33 anos, teve procissão saindo da Cohab e celebração no Santuário, no Cohatrac, reunindo…

‘Sustentabilidade na Prática’ detalha ações de fortalecimento da Política de Educação Ambiental

Convidada foi a professora Maria Eliana Alves, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)