07 de agosto de 2024

Saúde bucal infantil é tema de programa da Rádio Alema

Dentista Cayara Matos Costa fala sobre a importância dos cuida dos na primeira infância

Saúde bucal infantil é tema de programa da Rádio Alema

Cayara Matos Costa no estúdio da Rádio Alema após o bate-papo com Marina Sousa e Lêda Lima

Agência Assembleia

Nesta quarta-feira (7), o programa “Saúde e Bem – Estar”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), entrevistou a cirurgiã-dentista especialista em Odontopediatria Cayara Matos Costa, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em conversa com as radialistas Marina Sousa e Leda Lima, ela abordou, entre outros temas, a questão da saúde bucal infantil e a importância do cuidado na primeira infância.

Cayara Matos esclareceu que a saúde bucal e geral das crianças começa, na verdade, no período da gestação. “Portanto, o pré-natal é um período muito importante, pois é o momento em que as gestantes recebem as primeiras orientações de como cuidar da saúde da mamãe e do bebê”, ressaltou.

Cayara lembrou a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, até os dois anos de idade, as crianças não devem consumir açúcar e que, a partir do nascimento dos primeiros dentes, deve ser iniciada a higiene bucal.

“Antes do nascimento dos primeiros dentes, não há nenhuma obrigatoriedade de realizar a higiene bucal da criança. Isto se o bebê estiver em aleitamento exclusivo. A higiene bucal deve ser iniciada, imediatamente, após o nascimento dos primeiros dentes, com a realização de escovação com creme dental com flúor de duas a três vezes ao dia”, explicou.

A cirurgiã-dentista destacou que é importante educar as crianças para que adquiram bons hábitos de higienização bucal. “Quando a gente educa bem uma criança e cria bons hábitos desde cedo, essa criança vai perpetuando esses hábitos e se tornando um adolescente e um adulto saudável, que vai passar esses hábitos para seus filhos”, advertiu.

Agosto Dourado

Mayara Matos alertou para a importância da campanha ‘Agosto Dourado’, de incentivo ao aleitamento materno.  “O aleitamento materno é de fundamental importância, pois é um alimento completo que contribui para o fortalecimento de todos os músculos da face. Isto contribui muito para a saúde bucal das crianças. O leite materno protege de muitas doenças”, salientou.

Por fim, Cayara alertou as mães quanto à importância de amamentar. “A amamentação é um ato de amor. É salutar tanto para as crianças quanto para as mães. Amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama”, finalizou.

Mais notícias

CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual

Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo

Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município

Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas

Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA

Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador 

Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto

Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda

O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia

Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros

Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números

Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense

Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense