07 de agosto de 2024

Saúde bucal infantil é tema de programa da Rádio Alema

Dentista Cayara Matos Costa fala sobre a importância dos cuida dos na primeira infância

Saúde bucal infantil é tema de programa da Rádio Alema

Cayara Matos Costa no estúdio da Rádio Alema após o bate-papo com Marina Sousa e Lêda Lima

Agência Assembleia

Nesta quarta-feira (7), o programa “Saúde e Bem – Estar”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), entrevistou a cirurgiã-dentista especialista em Odontopediatria Cayara Matos Costa, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em conversa com as radialistas Marina Sousa e Leda Lima, ela abordou, entre outros temas, a questão da saúde bucal infantil e a importância do cuidado na primeira infância.

Cayara Matos esclareceu que a saúde bucal e geral das crianças começa, na verdade, no período da gestação. “Portanto, o pré-natal é um período muito importante, pois é o momento em que as gestantes recebem as primeiras orientações de como cuidar da saúde da mamãe e do bebê”, ressaltou.

Cayara lembrou a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, até os dois anos de idade, as crianças não devem consumir açúcar e que, a partir do nascimento dos primeiros dentes, deve ser iniciada a higiene bucal.

“Antes do nascimento dos primeiros dentes, não há nenhuma obrigatoriedade de realizar a higiene bucal da criança. Isto se o bebê estiver em aleitamento exclusivo. A higiene bucal deve ser iniciada, imediatamente, após o nascimento dos primeiros dentes, com a realização de escovação com creme dental com flúor de duas a três vezes ao dia”, explicou.

A cirurgiã-dentista destacou que é importante educar as crianças para que adquiram bons hábitos de higienização bucal. “Quando a gente educa bem uma criança e cria bons hábitos desde cedo, essa criança vai perpetuando esses hábitos e se tornando um adolescente e um adulto saudável, que vai passar esses hábitos para seus filhos”, advertiu.

Agosto Dourado

Mayara Matos alertou para a importância da campanha ‘Agosto Dourado’, de incentivo ao aleitamento materno.  “O aleitamento materno é de fundamental importância, pois é um alimento completo que contribui para o fortalecimento de todos os músculos da face. Isto contribui muito para a saúde bucal das crianças. O leite materno protege de muitas doenças”, salientou.

Por fim, Cayara alertou as mães quanto à importância de amamentar. “A amamentação é um ato de amor. É salutar tanto para as crianças quanto para as mães. Amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama”, finalizou.

Mais notícias

Programa Papo Cidadão aborda o autismo e a campanha Abril Azul

A fonoaudióloga Maria de Paula explicou o que é o transtorno, sinais, cuidados e o papel da família…

‘Diário da Manhã’ detalha a programação do Maranhão Gestão 2026

Evento, promovido pelo INAED, acontecerá nos próximos dias 13 e 14, no Golden Shopping, e abordará como líderes…

Reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista são destaque no ‘Café com Notícias’

O presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB-MA, Wellington Beckman, falou sobre incidência, desafios enfrentados…

Com mutirão, Neto Evangelista amplia acesso ao diagnóstico de TEA na capital

Iniciativa do deputado visa garantir mais cuidado e acesso ao diagnóstico de autismo. Atividade faz parte de uma…

Escola do Legislativo inicia aulas do curso de inglês básico

Turma é formada por servidores da Assembleia Legislativa e, também, por pessoas da comunidade

Helena Duailibe participa das comemorações alusivas aos 106 anos de Coroatá

Foram inauguradas diversas obras importantes para o município

Projeto estabelece diretrizes para a campanha educativa ‘Pequeno Agricultor’

Programa tem como diretrizes incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância da permanência do homem na zona…

Avanços no combate ao sub-registro no Maranhão são tema do ‘Diário da Manhã’

Diversas ações vêm sendo realizadas pela Sedihpop para aumentar o número de registros civis no estado; em 20…