29 de janeiro de 2025
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda o Janeiro Roxo de conscientização sobre a hanseníase
Supervisora de Enfermagem do Hospital Aquiles Lisboa, Cinthya Agostino, alertou sobre a importância do diagnóstico precoce
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), conversou, nesta quarta-feira (29), com a supervisora de Enfermagem do Hospital Aquiles Lisboa, fisioterapeuta Cinthya Agostino. Ela abordou, dentre outros assuntos, sobre a campanha Janeiro Roxo, que é uma ação de conscientização sobre a hanseníase.
Cinthya Agostino esclareceu que a campanha Janeiro Roxo tem por objetivo combater o preconceito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da hanseníase.
“As pessoas mais vulneráveis, ou seja, as de baixa renda são as mais acometidas pela hanseníase. Em 2023, tivemos 130 casos novos e, em 2024, 85 casos. E acontece, as recidivas, que são as pessoas que já fizeram tratamento e voltam a ter a doença. Geralmente, voltam devido as pessoas não seguirem o tratamento correto. Por isso, é muito importante que o paciente faça, siga, rigorosamente o atendimento e faça uso da medicação correta”, destacou.
Atendimento
A supervisora disse que o Hospital Aquiles Lisboa oferece o tratamento completo para o paciente diagnosticado com a hanseníase.
“Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados como, por exemplo, psicólogo, terapeuta ocupacional, podóloga, etc. Contamos, inclusive, com o setor de calçados, para atender aqueles pacientes que tiveram alguma deformidade nos pés, por conta dessa enfermidade, e que precisam de um calçado apropriado. Nós fabricamos esse calçado. Damos um atendimento completo aos pacientes”, assinalou.
Cinthya Agostino esclareceu que os pacientes recebem o medicamento gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Aquiles Lisboa.
“Quando a pessoa é diagnosticada com a hanseníase, lá mesmo ela é medicada e, de imediato, inicia o tratamento e já recebe uma dose, que chamamos de “dose supervisionada”, e depois ele leva a cartelinha e fica tomando a medicação mensalmente. O tempo de tratamento varia de seis meses a um ano, de acordo com o diagnóstico que identifica o tipo de hanseníase que o paciente apresenta, com a realização do exame clínico e do teste de sensibilidade”, explicou.
Por fim, Cinthya Agostino aconselhou as pessoas que tenham suspeita de estar com a doença a procurarem uma unidade de saúde para fazer os exames.
“É muito importante a pessoa buscar o tratamento logo, não deixar para depois. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil o tratamento. A hanseníase tem tratamento e tem cura. Infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação à hanseníase”, enfatizou.
O programa ‘Saúde e Bem-Estar’ tem apresentação das radialistas Leda Lima e Marina Sousa. É veiculado toda quarta-feira, às 11h, transmitido ao vivo pelo YouTube da Rádio Assembleia, e conta com a participação dos ouvintes por meio do Whatsapp (3269-3009).
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…