27 de agosto de 2025
‘Saúde e Bem-Estar’ – Cardiologista esclarece sobre risco de morte súbita em eventos de rua
Médico Serafim Júnior advertiu que não se pode correr de forma aleatória e que é preciso tomar cuidados antes de iniciar a prática
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Nesta quarta-feira (27), o programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96.7 FM), abordou dicas de cuidados e segurança em eventos esportivos de rua. Em conversa com as apresentadoras e radialistas Marina Sousa e Leda Lima, o médico cardiologista intensivista Serafim Júnior discorreu sobre a temática.
Inicialmente, Serafim Júnior definiu o que é morte súbita, afirmando ser todo mal estar inesperado em que se apresenta um sintoma e, em menos de uma hora e sem uma causa aparente, ocorra o óbito.
“Então, em outras palavras, morte súbita é a parada cardíaca com óbito. Temos visto muitos casos acontecerem com pessoas aparentemente sadias e praticantes de esportes, até de alto impacto. Tem ganhado muita ênfase no meio do fisiculturismo”, esclareceu.
Eventos de rua
Serafim Júnior disse que, hoje, o evento de rua é a prática esportiva mais presente no mundo e que conta com a maior participação de atletas.
“Considerando o grande número de participantes dessa prática esportiva, é baixo o número de mortes súbita por cada 100 mil pessoas numa maratona. Um evento a cada 400 mil pessoas na meia maratona e um a cada 80 mil pessoas num triátlon. Mas, isso pode aumentar se não houver uma campanha que mostre para as pessoas que é preciso se tomar certos cuidados”, disse.
O médico advertiu que não se pode correr de forma aleatória e que é preciso tomar certos cuidados antes de iniciar a prática.
“Todo atleta, seja ele de que tipo for, precisa passar por uma avaliação pré participação, de preferência com um médico cardiologista vinculado a área do esporte. Não é simplesmente um atestado médico, um simples eletrocardiograma, um teste ergométrico e um exame de sangue básico, achando que você está apto a fazer qualquer atividade. É um erro clássico. Somente esses procedimentos não têm a capacidade de detectar se você está em risco ou não”, advertiu.
Prevenção
Serafim Júnior afirmou que se sabe que as vítimas de mal súbito em práticas esportivas de rua, geralmente, apresentavam como causas uma doença subclínica, não detectada pelos exames básicos, ou simplesmente tinham consciência do risco e arriscaram.
“Isto vale para qualquer tipo de esporte. Se você faz uma caminhada leve, você não sente nada. Uma caminhada moderada já exige a avaliação pelo menos de um cardiologista. Agora, todo evento agudo apresenta um grau de risco maior e exige que se dobre os cuidados”, ressaltou.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar