27 de agosto de 2025

‘Saúde e Bem-Estar’ – Cardiologista esclarece sobre risco de morte súbita em eventos de rua

Médico Serafim Júnior advertiu que não se pode correr de forma aleatória e que é preciso tomar cuidados antes de iniciar a prática

‘Saúde e Bem-Estar’ – Cardiologista esclarece sobre risco de morte súbita em eventos de rua

Médico Serafim Júnior conversou com as apresentadoras e radialistas Marina Sousa e Leda Lima

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Nesta quarta-feira (27), o programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96.7 FM), abordou dicas de cuidados e segurança em eventos esportivos de rua. Em conversa com as apresentadoras e radialistas Marina Sousa e Leda Lima, o médico cardiologista intensivista Serafim Júnior discorreu sobre a temática.

Inicialmente, Serafim Júnior definiu o que é morte súbita, afirmando ser todo mal estar inesperado em que se apresenta um sintoma e, em menos de uma hora e sem uma causa aparente, ocorra o óbito.

“Então, em outras palavras, morte súbita é a parada cardíaca com óbito. Temos visto muitos casos acontecerem com pessoas aparentemente sadias e praticantes de esportes, até de alto impacto. Tem ganhado muita ênfase no meio do fisiculturismo”, esclareceu.

Eventos de rua

Serafim Júnior disse que, hoje, o evento de rua é a prática esportiva mais presente no mundo e que conta com a maior participação de atletas.

“Considerando o grande número de participantes dessa prática esportiva, é baixo o número de mortes súbita por cada 100 mil pessoas numa maratona. Um evento a cada 400 mil pessoas na meia maratona e um a cada 80 mil pessoas num triátlon. Mas, isso pode aumentar se não houver uma campanha que mostre para as pessoas que é preciso se tomar certos cuidados”, disse.

O médico advertiu que não se pode correr de forma aleatória e que é preciso tomar certos cuidados antes de iniciar a prática.

“Todo atleta, seja ele de que tipo for, precisa passar por uma avaliação pré participação, de preferência com um médico cardiologista vinculado a área do esporte. Não é simplesmente um atestado médico, um simples eletrocardiograma, um teste ergométrico e um exame de sangue básico, achando que você está apto a fazer qualquer atividade. É um erro clássico. Somente esses procedimentos não têm a capacidade de detectar se você está em risco ou não”, advertiu.

Prevenção

Serafim Júnior afirmou que se sabe que as vítimas de mal súbito em práticas esportivas de rua, geralmente, apresentavam como causas uma doença subclínica, não detectada pelos exames básicos, ou simplesmente tinham consciência do risco e arriscaram.

“Isto vale para qualquer tipo de esporte. Se você faz uma caminhada leve, você não sente nada. Uma caminhada moderada já exige a avaliação pelo menos de um cardiologista. Agora, todo evento agudo apresenta um grau de risco maior e exige que se dobre os cuidados”, ressaltou.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios