10 de setembro de 2025

‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor

Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto

‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor

Psiquiatra Gustavo Nunes conversou com a jornalista Leda Lima no programa ‘Saúde e Bem-estar’

Agência Assembleia

As causas, consequências e formas de tratamento para os transtornos de humor foram debatidos no programa ‘Saúde e Bem-estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (10). O psiquiatra Gustavo Nunes trouxe mais informações sobre o problema que hoje afeta cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo.

Durante a entrevista, o profissional explicou que as mudanças de humor são normais ao longo do dia, podendo ser causadas pelas mais diversas situações. O sinal de alerta deve ser ligado quando essas mudanças começam a afetar diretamente a saúde do indivíduo.

“O problema se transforma quando o nosso humor começa a afetar a nossa saúde, começa a afetar o nosso dia a dia, começa a afetar os nossos relacionamentos interpessoais, começa a afetar a nossa produtividade no trabalho”, iniciou o profissional, exemplificando que os transtornos de humor mais comuns são o transtorno bipolar e a depressão.

Causas
Gustavo Nunes ressaltou que não existe uma causa específica para os transtornos de humor. Por outro lado, eles podem estar diretamente relacionados a fatores ambientais (externos) e genéticos.

“Na verdade, é uma união de fatores. Então, a gente costuma dizer que é uma união entre fatores genéticos e fatores ambientais. Os fatores ambientais são tudo aquilo que rodeia aquele indivíduo desde a sua criação, desde a infância. Então, nós estamos falando de maus tratos na infância, abuso, uso de drogas, desnutrição, educação, acesso a serviços. Enfim, tudo isso faz parte do ambiente que, na hora de somar com o componente genético, vai levar o indivíduo a ter um transtorno”, afirmou.

Tratamento
Entre as formas de tratamento para o problema estão o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico e mudanças no estilo de vida. “Ele vai precisar basicamente de um tratamento medicamentoso, que é conduzido pelo médico psiquiatra, uma boa terapia conduzida por um bom psicólogo e também mudanças no próprio estilo de vida”, frisou.

O ‘Saúde e Bem-estar’ foi apresentado nesta quarta-feira pela jornalista Leda Lima. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 11h.

Confira a entrevista na íntegra:

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios