19 de março de 2025
‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os benefícios da dança para o corpo e a mente
Com mais de 17 anos de experiência, professor e coreógrafo Pedro Coelho foi o convidado do programa nesta quarta-feira

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
No programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira (19), na Rádio Assembleia 96,9 FM, a radialista Leda Lima recebeu o professor e coreógrafo Pedro Coelho para falar sobre os benefícios da dança na vida das pessoas. Com mais de 17 anos de experiência, Pedro destacou como a prática regular da dança pode contribuir para a saúde mental e física, ajudando no combate à ansiedade, depressão e até doenças neurodegenerativas.
Durante a entrevista, o professor ressaltou que a dança promove interação social e bem-estar emocional, citando estudos que comprovam a liberação de hormônios do prazer durante o contato físico nas danças de salão.
“Na dança, uma música tem de 3 a 5 minutos. Então, é normal a gente estar mais de 20 segundos abraçado com outra pessoa, o que gera uma liberação de endorfina e serotonina, promovendo bem-estar”, explicou.
Além dos benefícios emocionais, Pedro também destacou a importância da dança para a inclusão e acessibilidade, reforçando que qualquer pessoa pode aprender a dançar, independentemente da idade ou condição física. “Todo o corpo dança, independente de sexo, idade, gênero ou tamanho”, afirmou.
O professor ainda mencionou a importância da dança para a identidade cultural, ressaltando o papel do reggae dançado a dois em São Luís como um exemplo de manifestação única no Brasil.
Pedro Coelho finalizou incentivando as pessoas a darem o primeiro passo para ingressar no universo da dança.
“A minha grande missão é inspirar e motivar pessoas a mudarem sua vida através da dança. A transformação acontece na sala de aula, e ver alunos ganhando confiança e superando desafios é o que me mantém nesse caminho”, concluiu.
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…