28 de maio de 2025

‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados essenciais para a prática de exercícios físicos

A profissional de Educação Física, Giuliana Nogueira, deu orientações para uma rotina segura de exercícios físicos, como avaliação, alimentação adequada e respeitar os sinais do corpo

‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados essenciais para a prática de exercícios físicos

A radialista Leda Lima recebeu a educadora física Giuliana Nogueira, nesta quarta-feira, e conversou com ela sobre a prática segura de exercícios físicos

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’, exibido nesta quarta-feira (28) pela Rádio Assembleia, trouxe orientações práticas sobre os cuidados necessários para manter uma rotina segura de exercícios físicos. A convidada foi Giuliana Nogueira, profissional de Educação Física e atleta amadora.

Durante a entrevista, Giuliana destacou à radialista Leda Lima, a importância de iniciar qualquer atividade física com responsabilidade, especialmente a corrida — uma das modalidades mais acessíveis e populares.

“A corrida é democrática, mas não é só calçar o tênis e sair. Avaliar a condição física e buscar orientação profissional são passos essenciais”, afirmou Giuliana Nogueira.

Segundo ela, respeitar os limites do corpo e adotar uma progressão gradual são atitudes que ajudam a evitar lesões e melhoram o desempenho.

“Quase todos podem correr, mas é preciso atenção aos sinais do corpo. Treinar com planejamento faz toda a diferença”, reforçou.

A educadora também lembrou que a prática esportiva deve estar acompanhada de bons hábitos. “Alimentação balanceada, hidratação, descanso e sono de qualidade são tão importantes quanto o treino em si”, disse.

Cuidados

Giuliana Nogueira chamou a atenção para os cuidados específicos com a prática da corrida em cidades litorâneas, como São Luís, onde o calor e a umidade são intensos. 

De acordo com a profissional de Educação Física, o ideal é correr nos horários mais frescos do dia, usar roupas leves, optar por locais com sombra e manter atenção redobrada à hidratação, já que a perda de líquidos à beira-mar é maior. 

“É fundamental manter-se bem hidratado antes, durante e depois da corrida, além de fazer pausas sempre que o corpo pedir. Em cidades quentes e úmidas como São Luís, o ideal é treinar nos horários mais frescos, usar roupas leves e dar preferência a locais com sombra. O clima exige atenção e adaptação constante”, concluiu Giuliana Nogueira.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar

Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…

Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB

As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…

‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão

Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…

Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo

Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…

‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão

Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico

Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…

Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale

Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…

‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença

Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto