12 de fevereiro de 2025

‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre parceria no combate à pobreza menstrual

Clara Ferreira, representante da Casa de Acolhida Filhos Prediletos da Fraternidade O Caminho, ressaltou impacto da parceria com o Sesc Mesa Brasil

‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre parceria no combate à pobreza menstrual

Clara Ferreira, da Casa de Acolhida Filhos Prediletos da Fraternidade O Caminho, com as radialistas Leda Lima e Marina Sousa

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

Na edição desta quarta-feira (12) do programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), Clara Ferreira, representante da Casa de Acolhida Filhos Prediletos da Fraternidade O Caminho, ressaltou o impacto da parceria com o programa Sesc Mesa Brasil no combate à pobreza menstrual. O programa tem apresentação das radialistas Leda Lima e Marina Sousa.

Clara Ferreira ressaltou a importância dessa iniciativa, que fornece absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes dignidade e melhores condições de vida.

Durante a entrevista, Clara Ferreira compartilhou a trajetória da instituição, fundada pelo Padre Gil Sobreiro em 2001, em São Paulo, após ele se sensibilizar com a realidade de jovens em situação de dependência química.

“Nosso carisma sempre foi acolher o pobre em seus múltiplos rostos. Hoje, estamos presentes em 16 estados do Brasil e em 14 países, oferecendo apoio a quem mais precisa”, afirmou. Em São Luís, a Fraternidade O Caminho atua há 18 anos com diversas unidades, incluindo uma chácara terapêutica e um centro de evangelização no bairro João Paulo.

Segundo Clara Ferreira, o programa Sesc Mesa Brasil tem sido um grande aliado na assistência a essas mulheres, fornecendo, além de alimentos, absorventes e outros itens essenciais para a higiene pessoal.

“Muitas mulheres deixam de ir à escola ou ao trabalho por não terem absorventes. Isso não afeta apenas a dignidade, mas também impacta a educação e a inserção no mercado de trabalho”, pontuou Clara Ferreira, reforçando que a falta desses itens básicos ainda é uma barreira significativa para a inclusão social.

Ações sociais

Além do suporte material, a Fraternidade O Caminho realiza ações sociais, como cafés da manhã para pessoas em situação de rua, onde são distribuídos kits de higiene contendo absorventes, sabonete, escova e creme dental.

“São pequenas coisas que fazem uma diferença tremenda. É nesse momento que essas mulheres se sentem vistas e valorizadas”, destacou Clara. A parceria entre a entidade e o Sesc Mesa Brasil continua sendo fundamental para atender essa demanda urgente e promover mais dignidade às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Mais notícias

Psicólogo Mauro Brandão fala sobre a saúde mental masculina

Programa 'Mais Saúde' destacou entrevista sobre o assunto neste domingo, além de outros temas

Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal

Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação

Secretário adjunto da Sagrima fala sobre entrega de cartões do Tempo de Semear

Sérgio Delmiro foi o entrevistado do programa 'Maranhão no Campo' deste sábado

Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas

Atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema

‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão

Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal

NOTA DE PESAR – Servidor Francisco de Assis Porfírio Sousa

Chiquinho, como era carinhosamente chamado, era um servidor exemplar, dedicado, alegre e prestativo

Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense

Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora…

Psicóloga aborda desafios das mães solos brasileiras no programa ‘Café com Notícias’

Juliana Noronha destacou que a rotina das mães solos costuma ser marcada por sobrecarga constante