12 de fevereiro de 2025
‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre parceria no combate à pobreza menstrual
Clara Ferreira, representante da Casa de Acolhida Filhos Prediletos da Fraternidade O Caminho, ressaltou impacto da parceria com o Sesc Mesa Brasil
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
Na edição desta quarta-feira (12) do programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), Clara Ferreira, representante da Casa de Acolhida Filhos Prediletos da Fraternidade O Caminho, ressaltou o impacto da parceria com o programa Sesc Mesa Brasil no combate à pobreza menstrual. O programa tem apresentação das radialistas Leda Lima e Marina Sousa.
Clara Ferreira ressaltou a importância dessa iniciativa, que fornece absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes dignidade e melhores condições de vida.
Durante a entrevista, Clara Ferreira compartilhou a trajetória da instituição, fundada pelo Padre Gil Sobreiro em 2001, em São Paulo, após ele se sensibilizar com a realidade de jovens em situação de dependência química.
“Nosso carisma sempre foi acolher o pobre em seus múltiplos rostos. Hoje, estamos presentes em 16 estados do Brasil e em 14 países, oferecendo apoio a quem mais precisa”, afirmou. Em São Luís, a Fraternidade O Caminho atua há 18 anos com diversas unidades, incluindo uma chácara terapêutica e um centro de evangelização no bairro João Paulo.
Segundo Clara Ferreira, o programa Sesc Mesa Brasil tem sido um grande aliado na assistência a essas mulheres, fornecendo, além de alimentos, absorventes e outros itens essenciais para a higiene pessoal.
“Muitas mulheres deixam de ir à escola ou ao trabalho por não terem absorventes. Isso não afeta apenas a dignidade, mas também impacta a educação e a inserção no mercado de trabalho”, pontuou Clara Ferreira, reforçando que a falta desses itens básicos ainda é uma barreira significativa para a inclusão social.
Ações sociais
Além do suporte material, a Fraternidade O Caminho realiza ações sociais, como cafés da manhã para pessoas em situação de rua, onde são distribuídos kits de higiene contendo absorventes, sabonete, escova e creme dental.
“São pequenas coisas que fazem uma diferença tremenda. É nesse momento que essas mulheres se sentem vistas e valorizadas”, destacou Clara. A parceria entre a entidade e o Sesc Mesa Brasil continua sendo fundamental para atender essa demanda urgente e promover mais dignidade às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Mais notícias
Feiras Maranhense e Nordestina da Agricultura Familiar são tema do programa ‘Em Discussão’
Os eventos acontecem até este sábado (29), na Lagoa da Jansen, com a participação de 330 expositores de…
Plenário aprova PL que institui o Dia Estadual do Pesquisador Científico
Data alusiva ao profissional deve ser comemorada todo 18 de novembro no Maranhão, segundo o Projeto de Lei,…
Alema aprova PL que institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Transtorno Obsessivo-Compulsivo no Maranhão
Projeto de Lei, que segue para sanção governamental, visa ampliar o conhecimento da população sobre essas condições de…
Menopausa em foco: informação, liberdade e redescoberta marcam diálogo no ‘Toda Mulher’
Médica ressaltou que a menopausa não deve ser encarada como o fim, mas como transformação
Plenário aprova PL que institui ‘Dia Estadual do Pesquisador Científico’
Objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais dedicados à produção e à difusão do conhecimento científico, tecnológico e…
Solange Almeida celebra conquistas históricas da educação de Igarapé do Meio
Segundo a parlamentar, o município apresentou resultados expressivos na área após a implementação de políticas públicas
Dra. Vivianne frisa importância de lei que obriga impressão do número do IMEI em notas fiscais de celulares
IMEI é um número único que funciona como uma espécie de “chassi” do celular
Eric Costa critica serviço de abastecimento de água em Barra do Corda
Parlamentar pontuou que muitas famílias barra-cordenses são penalizadas com sistema de cobrança da Caema