12 de fevereiro de 2025
‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre parceria no combate à pobreza menstrual
Clara Ferreira, representante da Casa de Acolhida Filhos Prediletos da Fraternidade O Caminho, ressaltou impacto da parceria com o Sesc Mesa Brasil
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
Na edição desta quarta-feira (12) do programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), Clara Ferreira, representante da Casa de Acolhida Filhos Prediletos da Fraternidade O Caminho, ressaltou o impacto da parceria com o programa Sesc Mesa Brasil no combate à pobreza menstrual. O programa tem apresentação das radialistas Leda Lima e Marina Sousa.
Clara Ferreira ressaltou a importância dessa iniciativa, que fornece absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes dignidade e melhores condições de vida.
Durante a entrevista, Clara Ferreira compartilhou a trajetória da instituição, fundada pelo Padre Gil Sobreiro em 2001, em São Paulo, após ele se sensibilizar com a realidade de jovens em situação de dependência química.
“Nosso carisma sempre foi acolher o pobre em seus múltiplos rostos. Hoje, estamos presentes em 16 estados do Brasil e em 14 países, oferecendo apoio a quem mais precisa”, afirmou. Em São Luís, a Fraternidade O Caminho atua há 18 anos com diversas unidades, incluindo uma chácara terapêutica e um centro de evangelização no bairro João Paulo.
Segundo Clara Ferreira, o programa Sesc Mesa Brasil tem sido um grande aliado na assistência a essas mulheres, fornecendo, além de alimentos, absorventes e outros itens essenciais para a higiene pessoal.
“Muitas mulheres deixam de ir à escola ou ao trabalho por não terem absorventes. Isso não afeta apenas a dignidade, mas também impacta a educação e a inserção no mercado de trabalho”, pontuou Clara Ferreira, reforçando que a falta desses itens básicos ainda é uma barreira significativa para a inclusão social.
Ações sociais
Além do suporte material, a Fraternidade O Caminho realiza ações sociais, como cafés da manhã para pessoas em situação de rua, onde são distribuídos kits de higiene contendo absorventes, sabonete, escova e creme dental.
“São pequenas coisas que fazem uma diferença tremenda. É nesse momento que essas mulheres se sentem vistas e valorizadas”, destacou Clara. A parceria entre a entidade e o Sesc Mesa Brasil continua sendo fundamental para atender essa demanda urgente e promover mais dignidade às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Mais notícias
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda importância do check-up cardiovascular para prevenção de doenças
Cardiologista alertou sobre os fatores que aumentam o risco de um infarto e orientou sobre os cuidados que…
‘Toda Mulher’ destaca pesquisa que monitora mães e bebês desde o parto e produz dados que orientam políticas públicas
O estudo coordenado pela Universidade Federal do Maranhão acompanha nascimentos e revela desafios para a saúde infantil no estado
Psiquiatra fala, no ‘Diário da Manhã’ sobre interligação entre obesidade e ansiedade
Segundo Tamires Cruz, o ganho de peso, frequentemente, reflete desequilíbrios emocionais e metabólicos, assim como a magreza, necessitando…
‘Café com Notícias’: Maranhão teve queda de 25% em casos de feminicídios em 2025
A delegada Wanda Moura informou que a redução é resultado do trabalho articulado de toda a rede de…
Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços
Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…
Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã
O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…
‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula
Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…
‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores
Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada