08 de abril de 2025

“Saúde não é privilégio, é direito”, diz Carlos Lula em discurso na Assembleia

Assecom / Dep. Carlos Lula O deputado estadual Carlos Lula (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (8), para destacar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. No pronunciamento, ele reforçou que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, como garante a Constituição. “Saúde não é […]

“Saúde não é privilégio, é direito”, diz Carlos Lula em discurso na Assembleia

Deputado Carlos Durante durante discurso na tribuna da Assembleia na manhã desta terça-feira (8)

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (8), para destacar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. No pronunciamento, ele reforçou que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, como garante a Constituição.

“Saúde não é favor, nem privilégio. É um direito. E o Estado tem a obrigação de garantir esse direito a toda a população”, afirmou Carlos Lula.

O tema escolhido neste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi “My health, my right” ou, em português, “Minha saúde, meu direito”. Para o parlamentar, o lema resume bem o desafio que o Brasil ainda enfrenta para garantir acesso à saúde pública, especialmente em regiões mais pobres e distantes.

“É preciso falar com seriedade sobre as desigualdades no acesso à saúde, principalmente no interior do Maranhão”, completou.

Carlos Lula, que foi secretário de Estado da Saúde no Maranhão, também aproveitou o discurso para destacar o papel fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida dos brasileiros.

“O SUS é o maior instrumento de justiça social que o Brasil já construiu. É ele que garante vacina, atendimento, prevenção e cuidado, da criança ao idoso, seja na cidade ou nas comunidades quilombolas e rurais”, afirmou.

O deputado também fez um apelo para que a população procure os postos de saúde e tome a vacina contra a gripe. A campanha nacional de vacinação começou esta semana em todo o país.

“Vacinar é um ato de responsabilidade. A vacina é segura, gratuita e salva vidas. Precisamos proteger os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças e trabalhadores da saúde”, alertou.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira