04 de setembro de 2024
Segurança nas eleições municipais deste ano é discutida no programa ‘Contraplano’
Convidados foram o assessor de Segurança Institucional e Inteligência do TRE/MA, coronel Alexandre Magno; e o comandante do 24° BIS, coronel Bruno Peixoto

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
O programa ‘Contraplano’ desta terça-feira (3), na TV Assembleia, discutiu a segurança nas eleições 2024. Os convidados foram o assessor de Segurança Institucional e Inteligência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), coronel Alexandre Magno; e o comandante do 24° Batalhão de Infantaria e de Selva, coronel Bruno Peixoto.
Com apresentação dos jornalistas João Carvalho e Glaucione Pedrozo, diretora adjunta de Comunicação da Assembleia, o programa desta terça-feira integra a série sobre o pleito municipal deste ano.
O coronel Alexandre Magno detalhou sobre a composição e funcionamento do Comitê de Segurança das Eleições 2024, que reúne instituições e órgãos como a Procuradoria Regional Eleitoral, o Ministério Público, as polícias civil, militar, federal e rodoviária, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência, Capitania dos Portos, Exército e Centro Tático Aéreo. O objetivo é, além de garantir atuação eficiente de segurança, gerenciar potenciais riscos ao processo eleitoral.
“Sabemos que atuar com segurança é atuar de forma conjunta, e a participação de todos esses órgãos, unidos, reunidos, inclusive, no dia da eleição, facilita a comunicação e a interação”, ressaltou ele.
Entre os riscos ao processo eleitoral, coronel Alexandre Magno citou a violência que nasce do acirramento de ânimos e da polarização do eleitorado em torno de candidatos. Ele reforçou que o Comitê usa, inclusive, dados de eleições passadas para balizar o trabalho no período.
“A gente percebeu, durante a análise desses dados – com auxílio também da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem um instituto que pesquisa a violência política no Brasil -, que houve uma crescente muito grande nos números de violência política no país. Aqui no estado não é diferente”, observou.
E coronel Alexandre Magno complementou: “Nossa intenção é fazer com que o processo ocorra de forma tranquila e segura. A gente quer garantir que o cidadão exerça a sua cidadania, seu poder de voto, com tranquilidade, no dia 6 de outubro”.
Tropa preparada
O coronel Bruno Peixoto falou sobre a atuação do Exército durante o pleito de outubro no Maranhão e reforçou que a tropa será comandada pelo general Furtado, da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Macapá (AP).
“O comandante virá para o Maranhão para ter um estreitamento maior com o TRE/MA, e ele comandará todas as tropas que estarão envolvidas no estado, incluindo o 5º Batalhão de Infantaria de Selva, em Imperatriz, que pertence à 23ª Brigada de Marabá”, detalhou.
O militar informou que a tropa é capacitada para atuar nas eleições. “A gente faz um seminário jurídico no batalhão. Chama o TRE, o Tribunal de Justiça e outras autoridades com conhecimento, que nos passam várias informações, várias instruções, para que a gente ganhe conhecimento e esteja melhor preparado para o cumprimento da missão”, assinalou.
O programa também abordou, entre outros aspectos do pleito, sobre o uso de forças especiais em alguns municípios e segurança na logística de distribuição das urnas de votação. O ‘Contraplano’ vai ao ar às terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira