13 de março de 2025
Semana do Consumidor – Leis de autoria de Leandro Bello valorizam e protegem maranhenses
Parlamentar é autor de leis como a de nº 12.207/2024, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos valores originais e promocionais de produtos comercializados de forma direta
Assecom/ Dep. Leandro Bello
Presente no calendário do comércio anualmente, no mês de março (de 9 a 15), a Semana do Consumidor representa um período de impulsionamento das vendas e muitas promoções, mas o consumidor precisa ficar atento às ofertas para não cair em golpes ou falsos descontos. Pensando nisso, o deputado estadual Leandro Bello (Podemos) é o autor de várias proposições sancionadas pelo governador Carlos Brandão (PSB), que valorizam e protegem o consumidor maranhense.
Entre elas, a Lei nº 12.207/2024, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos valores originais e promocionais de produtos comercializados de forma direta ao consumidor.
O deputado Leandro Bello ressaltou a importância das normas em defesa do consumidor maranhense. “É fundamental que o consumidor tenha informações e saiba dos seus direitos. Por isso, elaboramos várias propostas com essa temática, pois elas garantem mais clareza na divulgação de promoções. O consumidor valorizado é aquele que tem seus direitos respeitados!”, frisou o parlamentar.
É de autoria de Leandro Bello, também, a Lei nº 12.210/2024, que dispõe sobre a divulgação e informação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta, bem como sua natureza opcional e facultativa, quando cobrada por restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e demais estabelecimentos de gênero similar.
Banda larga
As empresas prestadoras de serviços de internet móvel e banda larga na modalidade pós-paga também são obrigadas, dentro do que prevê a Lei nº 11.981/2023, a apresentar ao consumidor, na fatura mensal, gráficos que demonstrem o registro médio diário de entrega da velocidade de recebimento e de envio de dados através da rede mundial de computadores.
“Infelizmente, ainda vemos práticas abusivas, preços injustificáveis, cobranças indevidas e serviços de baixa qualidade. Muitos cidadãos não conhecem seus direitos ou não têm a quem recorrer quando são prejudicados. Por isso, buscamos fortalecer os direitos dos consumidores maranhenses”, explicou Bello.
A Lei nº 12.067/2023 dispõe sobre a obrigatoriedade dos hotéis e estabelecimentos similares situados no estado a informar ao consumidor, no ato da reserva, os valores de diárias, taxas, serviços e produtos.
“Defender o consumidor é fortalecer a economia. Empresas que respeitam seus clientes prosperam. Mercados regulados com justiça atraem investimentos. Quando um cidadão sabe que pode contar com a lei, ele consome com mais confiança”, completou Leandro Bello.
Mais notícias
Helena Duailibe aborda ações sociais, educação, inclusão e fé em discurso na Alema
Ela falou, por exemplo, sobre a criação da Bolsa Estadual de Apoio ao Conselheiro Tutelar
Junior Cascaria anuncia emenda para perfuração de poços em Pedreiras
Cascaria destacou que essas demandas já haviam sido apresentadas em indicações anteriores
Aprovado PL que institui semana de conscientização sobre males causados por dispositivos eletrônicos
Projeto de Lei 298/2024 é de autoria do deputado Wellington do Curso
Ricardo Arruda anuncia avanço para instalação do Hemonúcleo de Grajaú
Visita dos técnicos representa um passo decisivo para o início da obra
Dermatologista destaca Dezembro Laranja e prevenção ao câncer de pele no ‘Saúde e Bem-Estar’
Em entrevista, a médica Daniella Spinato falou sobre a campanha nacional dedicada à conscientização acerca da doença
Dezembro Vermelho é tema tratado no ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizadas ações em alusão ao…
Carlos Lula cobra prioridade do Governo do Maranhão para crianças com Epidermólise Bolhosa
Deputado afirma que atraso na entrega coloca vidas em risco
CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar
Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú