17 de novembro de 2025
Sementinha participa do ‘Novembrinho Azul’ com palestra sobre saúde masculina desde a infância
Na ação, voltada aos pais de alunos, urologista Rafael Campos falou sobre a importância da identificação precoce de condições que podem impactar a vida adulta
Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos
A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, na manhã desta segunda-feira (17), a campanha nacional ‘Novembrinho Azul’, iniciativa que busca promover a saúde do homem desde a infância. A ação, realizada no auditório da Creche-Escola Sementinha, contou com palestra do urologista Rafael Campos sobre a importância da identificação precoce de condições que podem impactar a vida adulta.
“A iniciativa busca levar informação qualificada para as famílias e ampliar o diálogo sobre prevenção desde cedo, além de reforçar o nosso compromisso com a promoção da saúde através de ações educativas. A atividade mobilizou pais, educadores e colaboradores, fortalecendo o diálogo sobre temas essenciais do desenvolvimento infantil”, afirmou a diretora da Creche-Escola, Cynthia Vieira.

Cuidados na infância
Em sua apresentação, o médico Rafael Campos reforçou que a campanha visa conscientizar famílias e educadores sobre a necessidade de acompanhar a saúde dos meninos desde os primeiros meses de vida.
“A saúde do homem se constrói com cuidados na infância. A identificação precoce de alterações é fundamental para prevenir problemas futuros e garantir um desenvolvimento saudável”.
O médico explicou que a criptorquidia, por exemplo, é uma das malformações congênitas mais comuns em meninos, afetando cerca de 4% dos nascidos a termo e até 45% dos prematuros. Apesar do diagnóstico simples, feito por exame físico, muitos casos têm sido identificados tardiamente, o que pode aumentar riscos futuros, como câncer de testículo e comprometimento da fertilidade.
O especialista também destacou ainda que a descida espontânea dos testículos deve ocorrer até os seis meses de vida. Caso isso não aconteça, a cirurgia corretiva é indicada preferencialmente no primeiro ano, não devendo ultrapassar os 18 meses. Foi alertado ainda para a torção testicular, considerada uma emergência médica.
“Como pai, achei extremamente esclarecedor. Muitas vezes, não sabemos identificar sinais importantes e entender que certos cuidados precisam começar tão cedo faz toda a diferença. Levo daqui informações que vão me ajudar a acompanhar melhor o desenvolvimento do meu filho e a buscar ajuda no momento certo, caso necessário”, elogiou o pai de aluno Marcos Spinoza.
Mais notícias
Mutirão de Saúde realizado pelo deputado Adelmo Soares leva atendimentos gratuitos a cidade de Raposa
Ação, com apoio do governo do Estado, ofertou exames laboratoriais, consultas com clínico geral e oftalmologista, com doação…
Procon/MA orienta sobre direitos nas promoções de fim de ano no programa ‘Diário da Manhã’
Assunto foi tratado pelo diretor de Orientação e Atendimento ao Consumidor do Viva Procon/MA, Ricardo Baldez
Atuação do Fonavid no combate à violência contra a mulher é abordada no ‘Café com Notícias’
Conversa foi com a vice-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica (Fonavid), Camila Guerin
Psicólogo Mauro Brandão fala sobre a saúde mental masculina
Programa 'Mais Saúde' destacou entrevista sobre o assunto neste domingo, além de outros temas
Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal
Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação
Secretário adjunto da Sagrima fala sobre entrega de cartões do Tempo de Semear
Sérgio Delmiro foi o entrevistado do programa 'Maranhão no Campo' deste sábado
Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas
Atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema
‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão
Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal