27 de janeiro de 2026
Servidores da Diretoria de Comunicação celebram os 15 anos da TV Assembleia
Na confraternização, foram lembrados os principais marcos da trajetória da emissora, que se consolidou como um dos mais importantes instrumentos de comunicação pública
Agência Assembleia
Um café da manhã realizado nesta terça-feira (27), no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), marcou a comemoração dos 15 anos de fundação da TV Assembleia do Maranhão. O encontro reuniu servidores e dirigentes da Diretoria de Comunicação, sob o comando do jornalista Juraci Filho.
Durante a confraternização, foram lembrados os principais marcos da trajetória da emissora, que se consolidou como um dos mais importantes instrumentos de transparência legislativa e comunicação pública do estado.
Em sua fala, o diretor de Comunicação da Alema, Juraci Filho, ressaltou a importância da TV Assembleia como instrumento de comunicação pública no Maranhão.
“A TV Assembleia tem uma história de TV pública genuína e de contribuição para a população do nosso estado. Avançamos a cada dia no trabalho de mostrar à sociedade maranhense tudo o que é produzido pelos 42 deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão, de forma transparente, clara e concisa. Agradecemos o apoio que é dado pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale, os demais parlamentares e o trabalho de toda a equipe de servidores do Complexo de Comunicação. A TV Assembleia é o elo entre o Parlamento e a população”, frisou Juraci Filho.

Trajetória
O subdiretor de Rádio e TV da Alema, radialista Gregório Dantas, destacou alguns marcos da trajetória da TV Assembleia.
“A TV Assembleia passou por uma etapa de grande evolução na gestão da presidente Iracema Vale. Saímos de uma TV que contava com apenas três programas exibidos para uma grade com 18 programas. Hoje, temos 24 horas de programação disponível. Outro marco dessa evolução é o alcance da TV Assembleia, que, antes da atual gestão, só alcançava uma parte da cidade de São Luís. Hoje, contemplamos a grande Ilha e vários municípios da Baixada Maranhense”, assinalou.
Criada em janeiro de 2011, na gestão do então presidente da Assembleia, deputado Marcelo Tavares, a TV Assembleia teve sua concepção iniciada ainda na presidência do ex-deputado João Evangelista, tornando-se a segunda TV pública do Maranhão.

Trajetória
Ao longo de uma década e meia, a TV Alema passou por significativa evolução estrutural e tecnológica.
Inicialmente restrita às transmissões por TV a cabo e pelo site institucional, a emissora ampliou seu alcance e, atualmente, opera também em sinal aberto, no canal 9.2 em São Luís, além de manter presença contínua nas redes sociais, com programação e conteúdos jornalísticos 24 horas por dia.
Outro avanço destacado foi a implantação do Complexo de Comunicação da Alema. As obras tiveram início em 2012 e resultaram em um espaço moderno e integrado, destinado à produção da TV Assembleia, da Rádio Assembleia e da Agência Assembleia de Notícias, fortalecendo a comunicação institucional do Parlamento Estadual.
Com uma linha editorial voltada para aproximar a população maranhense do Poder Legislativo, a TV Assembleia transmite, ao vivo, sessões plenárias, votações e outros eventos institucionais, além de produzir programas jornalísticos e educativos.
Expansão
Atualmente, 18 programas fazem parte da grade de programação, entre eles dois telejornais diários, além de documentários e reportagens especiais.
Entre os destaques da grade estão os noticiários Assembleia em Foco (1ª e 2ª edição), Diário da Manhã e programas com foco na inclusão social e na cidadania.
As comemorações mais recentes, alusivas aos 13 e 14 anos da emissora, realizadas em 2024 e 2025, evidenciaram a consolidação da equipe de jornalismo, a estreia de novos programas, como o Mais Saúde, e a ampliação da cobertura de temas sociais, reforçando o compromisso da TV Assembleia com o aprimoramento da democracia.
Atualmente, a TV Alema segue com a missão de dar visibilidade ao trabalho dos 42 deputados estaduais, fiscalizar as ações do governo e manter a cobertura jornalística permanente das atividades desenvolvidas no Palácio Manuel Beckman, reafirmando seu papel como canal público essencial para a sociedade maranhense.
Mais notícias
Eric Costa destaca destinação de emenda parlamentar para beneficiar produtores da ‘Estrada do Arroz’
Iniciativa atende a uma antiga demanda das associações dos produtores da 'Estrada do Arroz'
Frente Parlamentar Católica realiza reunião com foco em moradia e ecologia integral
Encontro contou com a presença dos deputados Helena Duailibe, Ricardo Arruda e Adelmo Soares
CCJ dá parecer favorável a PL que permite fornecimento de spray de pimenta e armas de choque a mulheres com medida protetiva
Projeto de lei é de autoria do deputado Neto Evangelista
Florêncio Neto chama atenção para déficit no atendimento escolar em Turiaçu
Deputado afirmou que repassou a situação à titular da Secretaria de Estado da Educação
Junior Cascaria destaca força de Orleans Brandão com grande mobilização popular no MA
Cascaria classificou o lançamento da pré-candidatura de Brandão como um marco na política maranhense
Aluizio Santos destaca importância da implantação de unidade do IFMA em Chapadinha
Implantação é fruto da parceria entre o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Ministério da Educação
Projeto Escolas Verdes é tema do ‘Sustentabilidade na Prática’
O IEMA foi reconhecido pela UNESCO com o selo de “Escola Verde”, consolidando uma política educacional que integra…
‘Diário da Manhã’ detalha investimentos da Caema para melhoria e ampliação do acesso à água e ao esgotamento sanitário no Maranhão
O presidente da companhia, Marco Aurélio Freitas, falou sobre investimentos no Sistema Italuís e em estações de tratamento…