09 de setembro de 2024
Setembro Amarelo – Programa Pautas Femininas aborda ações de prevenção a doenças mentais
Psicóloga Catarina Bogéa falou da iniciativa que faz alusão à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
A campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, foi o tema do programa ‘Pautas Femininas’ que foi ao ar nesta segunda-feira (9), pela Rádio Assembleia (96,9). Para falar sobre o tema, as apresentadoras Josélia Fonseca e Régina Santana entrevistaram a psicóloga e psicanalista Catarina Bogéa.
As consequências do adoecimento psíquico, principais problemas mentais que acometem a população no Brasil, atendimento destas doenças no sistema público de saúde, o estigma e preconceito que ainda cercam o tema, abordagem nos ambientes de trabalho, entre outros assuntos, foram abordados durante o programa.
Catarina Bogéa ressaltou que o Brasil concentra o maior número de pessoas ansiosas no mundo. “Estes dados são pré-pandemia, de 2019. Por isso, imaginamos que houve uma elevação desses adoecimentos durante o período pandêmico, o que nos prova que ficou insustentável esconder esta pauta, como se ela não fosse uma questão de saúde pública e coletiva”, destacou a psicóloga.
Para a profissional, a sociedade precisa encarar este assunto de forma séria e cuidadosa. Ela explicou que a maior e mais grave consequência do adoecimento mental é o suicídio, por isso, a criação da campanha Setembro Amarelo é voltada para a prevenção da saúde mental com o objetivo de que as pessoas não adoeçam mentalmente.
Ajuda Profissional
Catarina Bogéa ressaltou a importância da abordagem correta do tema, bem como a busca por ajuda profissional, imprescindíveis para evitar casos de suicídios. “Precisamos falar, sim, dessa questão, mas com muito cuidado e atenção, principalmente nas redes sociais de onde podem vir alguns gatilhos. Saúde mental deve ser discutida o ano inteiro”, frisou a psicóloga.
Na oportunidade, Catarina Bogéa falou sobre o programa “Saúde Mental para Todos”, do qual é co-fundadora. Criado em 2020, durante a pandemia, o programa tem como objetivo democratizar o acesso à saúde mental. “O sistema público de saúde é sobrecarregado, porque nossa população está adoecida e o privado nem sempre é acessível a todos. Pensando nisso, criamos o programa para atender a população em sofrimento levando a psicoterapia a um preço que seja adequado e proporcional à realidade de cada paciente, ou seja, que varia conforme a renda de cada um”, explicou.
As vagas para as consultas, em torno de 150, são abertas mensalmente e divulgadas nas redes sociais do programa Saúde Mental para Todos.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ aborda projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas
Em entrevista no programa, o coordenador pedagógico da Escol do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, detalhou todos os…
Osmar Filho celebra São Pedro em Primeira Cruz e destaca importância da cultura popular
O deputado parabenizou o prefeito Dr. Guilherme pela organização do arraial, ressaltando que eventos como esse mantêm vivas…
Combate à violência e à exploração sexual infantil é tema do Diário da Manhã desta segunda
Em entrevista ao programa, Efrain falou sobre as ações decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada…
Osmar Filho conclui agenda na Baixada Maranhense com foco em obras, cultura e esporte
A agenda percorreu diversos municípios da região, com ações voltadas à infraestrutura, cultura popular e apoio ao desporto…
Empresa júnior de Agronomia da Uema é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Programa recebeu membros da organização instituída há três anos
Creche-Escola Sementinha celebra cultura nordestina em manhã junina
Evento teve como tema ‘Canta meu Nordeste” e o objetivo foi resgatar as raízes culturais por meio de…
‘Café com Notícias’ destaca o Dia Estadual do Cacuriá, celebrado em 27 de junho
Cantora Rosa Reis afirmou que data é a mesma do aniversário de Dona Teté, referência da dança no…
‘Em Discussão’: Escritor Antônio Noberto fala sobre suas obras literárias e a influência francesa em São Luís
O pesquisador afirmou, no programa, que suas obras buscam mostrar que o Maranhão sempre foi uma liderança cultural…