02 de junho de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda empreendedorismo feminino e ações de preservação ambiental em comunidades da zona rural de São Luís
Programa desta segunda-feira abordou, com ambientalistas, os projetos desenvolvidos tanto para preservação da APA do Maracanã quanto para capacitar e criar oportunidades de geração de renda para a comunidade
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira,2, a presidente da União de Moradores do Bairro Alegria Maracanã (Umbam), Odelina Ferraz; e a vice-presidente, Flávia de Sá. Elas fizeram uma explanação sobre projetos de empreendedorismo feminino e de preservação ambiental em fase de execução na APA do Maracanã.
Entrevistadas pela apresentadora e radialista Maria Regina Telles, as duas ambientalistas explicaram que a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã é uma unidade de conservação de uso sustentável localizada na zona rural de São Luís.
“É importante informar que a APA do Maracanã foi criada pelo Governo do Estado em 1991, com o objetivo de proteger a nossa região da degradação ambiental, especialmente, diante da proximidade com o Distrito Industrial”, afirmou Odelina Ferraz. Ela acrescentou que a APA engloba as localidades de Maracanã, Vila Sarney, Vila Esperança e Rio Grande.
Durante a entrevista, Flávia de Sá, conselheira ambiental da APA do Maracanã e coordenadora do Grupo de Mulheres Artesãs Empreendedoras, disse que o foco principal de seu trabalho na área é a geração de renda atrelada à sustentabilidade, a partir de oficinas de artesanato com materiais extraídos de juçareiras.
Odelina Ferraz assinalou que o Grupo de Mulheres Artesãs Empreendedoras surgiu simultaneamente com o Coletivo Companhia Juçara com Farinha, que agrega artistas que desenvolvem trabalhos com teatro e cordel.
Flávia de Sá discorreu, também, sobre o projeto ‘Rede de Prosperidade Familiar’, em parceria com empresas privadas, que visa o combate à extrema pobreza. “Esse projeto atende 100 famílias em estado de vulnerabilidade social, que foram cadastradas para receber cestas básicas e medicamentos. Também ministramos a elas, cursos e palestras com o foco na geração de renda para essas comunidades carentes”, salientou Flávia de Sá.
Ela fez questão de destacar o trabalho da Companhia Teatral Juçara com Farinha, que nasceu no ano de 2018 durante uma apresentação das irmãs Odelina e Raimunda Ferraz em comemoração ao Dia das Mães.
Desde então, a Companhia realiza apresentações na Comunidade de Alegria Maracanã, local de sua moradia e em outras comunidades da área rural, difundindo aspectos socioambientais e culturais através de pequenos diálogos entre duas personagens: Maricota e Morena.
Um ponto forte da dupla que integra a Companhia é a produção de cordéis, criados em diversas situações, como aniversários, cultura local, manifestos, acolhimentos a visitantes, agradecimentos, homenagens in memoriam, e abordando temas diversificados de acordo com a demanda da comunidade e amigos próximos.
Mais notícias
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar
Representante da Assembleia Legislativa do Amapá realiza visita institucional à Alema
A agenda teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento da Casa, além de trocar experiências administrativas e…
‘Diário da Manhã’ detalha avanços da atuação da Defensoria Pública do Maranhão em todo o estado
Entre os trabalhos de destaque estão o Plano Institucional da Defensoria Pública do Maranhão para erradicar o sub-registro…
‘Café com Notícias’: Desinformação e diagnóstico tardio sobre a hanseníase levam ao aumento de incidência no Maranhão
Segundo a especialista Cíntia Agostino, a doença ainda é cercada de estigma e, muitas vezes, os sintomas são…