16 de junho de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda os 28 anos da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó
Entidades de proteção da área ambiental, promoverão atividades comemorativas, a partir de sábado,21, quando será realizado um mutirão de limpeza do local

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
Nesta segunda-feira (16), o programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96.9 FM), em conexão com a Rádio Senado, conversou com a historiadora, assistente social e membro do Fórum de Defesa da Área de Preservação Permanente (APA) do Itapiracó, Dorian Azevedo; e com o pedagogo e membro do Fórum da Apa Itapiracó (FAI) e coordenador do Comitê Praça das Árvores do Cohatrac IV, Camilo Rocha Filho.
Na entrevista feita pela apresentadora e radialista Maria Regina Telles, eles falaram sobre os 28 anos da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó e os desafios na preservação do meio ambiente.
Inicialmente, Dorian Azevedo parabenizou a Assembleia legislativa por proporcionar esse espaço de debate sobre o desenvolvimento sustentável, que é um tema essencial para a existência humana. “Precisamos ter programas como este, sempre, em nossas emissoras. Fico muito feliz em participar desse espaço democrático de debate e parabenizo a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão por esse espaço, que é muito importante para a nossa existência humana”, frisou.
Por sua vez, Camilo Rocha esclareceu que uma Área de Proteção Ambiental (APA) está dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado pela Lei nº 9.985/2000, que estabelece as regras e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação no Brasil.
“Em uma unidade de conservação se busca proteger a diversidade biológica e regular a ocupação humana, visando o uso sustentável dos recursos naturais. Permite uma participação efetiva da comunidade no processo de implantação e gestão do ecossistema”, acrescentou Camilo Rocha.
Ele explicou que a APA do Itapiracó, criada por Decreto em 1997, é administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e, por último, a partir de 2019, pela Secretaria de Governo (Segov).
“A Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó está situada na área Cohab/Cohtrac. É uma área de conservação com 322 hectares, que abriga remanescentes da floresta amazônica e nascentes de rios. Ela desempenha um papel importante na proteção da biodiversidade local, incluindo 174 espécies de animais e 33 tipos de plantas. Além de sua função ecológica, a APA é um importante espaço de lazer e contato com a natureza para a população, com áreas para caminhada, eventos e atividades recreativas”, afirmou Camilo Rocha.
Regulação
Dorian Azevedo disse que a AP do Itapiracó é um dos últimos redutos ambientais do perímetro urbano de São Luís e desempenha importante papel na regulação do microclima e fortalece a umidade dos solos da ilha.
“Vivemos a era geológica chamada antropoceno, na qual as ações do homem [antrópicas] estão modificando intensamente o clima. Nesse contexto, a APA é uma área de resistência ecológica. A APA do Itapiracó é um bioma de transição amazônico, com influência dos biomas Cerrado e Mata dos Cocais, e conta com recursos hídricos como o riacho Itapiracó, afluente da Bacia do Paciência, e vários olho d’água”, ressaltou.
Desafios
Camilo Rocha destacou as ações do Conselho Consultivo da APA do Itapiracó (CONAPE) como, por exemplo, a criação do Fórum da APA Itapiracó (FAI), que, por sua vez, deliberou a criação do CONAPE, em 2019, e os desafios da gestão.
“O CONAPE é constituído por representantes da sociedade civil e do governo e tem caráter consultivo e propositivo. Tem uma pauta focada em recuperar o tempo perdido. Temos que buscar cumprir o Plano de Manejo da APA Itapiracó. Temos sempre presentes as pautas que garantem a sustentabilidade de nossa APA. Fizemos uma revisão do nosso regimento. A cada dois meses, fazemos reunião de avaliação e de planejamento de nossas ações. Já fizemos muito, mas sabemos que ainda falta muito a fazer”, afirmou.
Programação
Camilo Rocha e Dorian Azevedo detalharam a programação de comemoração da resistência dos 28 anos da APA do Itapiracó, que contará com três grandes momentos.
“No sábado [21], vamos fazer um mutirão de limpeza da APA. Vamos oferecer uma galinha caipira e fazer o uso sustentável do espaço. Segunda-feira [23], a partir das 17h, no Setor Sul, na entrada principal da APA, vamos ter uma tribuna livre com falas de incentivo e de parabenização pelos 28 anos de resiliência da APA. E no sábado [28], vamos ter o passarinhando, com a professora Mónica Sousa”, destacou.
O programa Sustentabilidade na Prática vai ao ar todas às segundas-feiras, sempre às 10h, pela Rádio Assembleia (96,9 FM). O programa também está disponível no Youtube e pode ser acompanhado por meio do link:
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…