04 de agosto de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se consolidado tanto na preservação da biodiversidade quanto da produtividade e da renda dos produtores
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (4), o engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, que integra a equipe de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em conversa com a apresentadora e jornalista Maria Regina Telles, José Mário Frazão fez uma explanação acerca da pesquisa sobre o potencial da juçara na Amazônia Maranhense.
Segundo o pesquisador José Mário Frazão, da Embrapa Maranhão, com o passar do tempo, os juçarais vão definhando e, por consequência, vão perdendo a capacidade de produção.
“O manejo sustentável da juçara consolida-se cada vez mais como alternativa viável para recuperar a capacidade produtiva, preservando a biodiversidade da Amazônia maranhense e a renda dos produtores que trabalham com palmeiras nativas”, declarou Frazão.
Soluções tecnológicas
Durante a entrevista, ele avaliou a aplicação das soluções tecnológicas da Embrapa, incluindo os aplicativos digitais desenvolvidos pela empresa.
“Muito gratificante perceber que o aplicativo Manejatech-açaí atende às necessidades de manejo de juçarais. Ademais, é muito bom perceber que a adoção de tecnologia de manejo de mínimo impacto de juçarais nativos pode proporcionar a recuperação das áreas degradadas e apoiar manutenção de frutos para as comunidades tradicionais. Assim, as tecnologias da Embrapa cumprem sua missão de recuperar áreas produtivas, que alimentam, geram renda e servem também para preservar as culturas locais”, frisou o pesquisador.
“Há 41 anos na Embrapa, sempre trabalhei com transferência de tecnologia e pesquisas com babaçu e palmeiras nativas, entre elas a juçara”, afirmou José Mário Frazão. Ele acrescentou que a pesquisa sobre espécies nativas concentra-se no extremo norte do Maranhão, abrangendo cidades como Godofredo Viana, Carutapera, Luís Domingues e Amapá do Maranhão.
Nova denominação
José Mário Frazão explicou, também, que a Embrapa Cocais mudou de denominação, e passou a se chamar Embrapa Maranhão.
“Somos uma das mais novas Unidades Descentralizadas. A antiga Embrapa Cocais obteve aprovação da Diretoria Executiva para mudança de seu nome-síntese para Embrapa Maranhão, denominação validada após amplo processo de discussão com a participação do público interno e externo. É importante observar que esta alteração não é apenas uma troca de nome. É o marco do início de um novo ciclo, que inclui novas estratégias e áreas de atuação, além da construção de nova infraestrutura física e de pessoal”, salientou Frazão.
Mais notícias
Osmar Filho intensifica agenda de Natal na Baixada e de projetos sociais em São Luís
Em Cajari, o programa Cuidar dos Olhos realizou cerca de mil atendimentos e, na capital, Osmar participou de…
Junior Cascaria promove entrega de brinquedos e cestas básicas durante ação social em Pedreiras
Além da entrega dos alimentos e os outros itens, o momento foi de diálogo e escuta com a…
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…