04 de agosto de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se consolidado tanto na preservação da biodiversidade quanto da produtividade e da renda dos produtores

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (4), o engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, que integra a equipe de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em conversa com a apresentadora e jornalista Maria Regina Telles, José Mário Frazão fez uma explanação acerca da pesquisa sobre o potencial da juçara na Amazônia Maranhense.
Segundo o pesquisador José Mário Frazão, da Embrapa Maranhão, com o passar do tempo, os juçarais vão definhando e, por consequência, vão perdendo a capacidade de produção.
“O manejo sustentável da juçara consolida-se cada vez mais como alternativa viável para recuperar a capacidade produtiva, preservando a biodiversidade da Amazônia maranhense e a renda dos produtores que trabalham com palmeiras nativas”, declarou Frazão.
Soluções tecnológicas
Durante a entrevista, ele avaliou a aplicação das soluções tecnológicas da Embrapa, incluindo os aplicativos digitais desenvolvidos pela empresa.
“Muito gratificante perceber que o aplicativo Manejatech-açaí atende às necessidades de manejo de juçarais. Ademais, é muito bom perceber que a adoção de tecnologia de manejo de mínimo impacto de juçarais nativos pode proporcionar a recuperação das áreas degradadas e apoiar manutenção de frutos para as comunidades tradicionais. Assim, as tecnologias da Embrapa cumprem sua missão de recuperar áreas produtivas, que alimentam, geram renda e servem também para preservar as culturas locais”, frisou o pesquisador.
“Há 41 anos na Embrapa, sempre trabalhei com transferência de tecnologia e pesquisas com babaçu e palmeiras nativas, entre elas a juçara”, afirmou José Mário Frazão. Ele acrescentou que a pesquisa sobre espécies nativas concentra-se no extremo norte do Maranhão, abrangendo cidades como Godofredo Viana, Carutapera, Luís Domingues e Amapá do Maranhão.
Nova denominação
José Mário Frazão explicou, também, que a Embrapa Cocais mudou de denominação, e passou a se chamar Embrapa Maranhão.
“Somos uma das mais novas Unidades Descentralizadas. A antiga Embrapa Cocais obteve aprovação da Diretoria Executiva para mudança de seu nome-síntese para Embrapa Maranhão, denominação validada após amplo processo de discussão com a participação do público interno e externo. É importante observar que esta alteração não é apenas uma troca de nome. É o marco do início de um novo ciclo, que inclui novas estratégias e áreas de atuação, além da construção de nova infraestrutura física e de pessoal”, salientou Frazão.
Mais notícias
Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…
Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025
As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…
Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025
Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se…
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…