11 de agosto de 2025

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda plano de ações do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão

Entrevistado pelo programa, o tenente Daniel Holanda dos Santos detalhou o trabalho executado pelo BPA e as missões conjuntas com outros órgãos e falou sobre a importância desse trabalho para o meio ambiente e a população

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda plano de ações do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão

A jornalista Maria Regina Telles e o tenente Daniel Holanda dos Santos durante a entrevista no programa desta segunda-feira

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), o tenente Daniel Holanda dos Santos, integrante do Núcleo de Educação Ambiental do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão.

Em conversa com a apresentadora e jornalista Maria Regina Telles, o tenente da Polícia Militar do Maranhão fez uma explanação acerca das ações de fiscalização e operacionais de preservação de várias Áreas de Proteção Ambiental, que são de responsabilidade do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Durante a entrevista, o tenente Daniel Holanda também discorreu sobre missões conjuntas nas quais o BPA atua em parceria com outros órgãos de proteção do meio ambiente, como Ibama,  ICMBio, Funai, Ministério Público, Ministério do Trabalho e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

“Buscamos sempre um trabalho conjunto e integrado com órgãos e instituições que trabalham para a preservação de biomas, áreas de preservação em terras indígenas, fiscalização e prevenção de crimes ambientais e erradicação do trabalho escravo dentro do estado do Maranhão”, declarou o tenente Holanda.

Ele explicou que o BPA, criado no ano de 1991, possui três pontos de policiamento fixo em São Luís:  Parque Estadual do Bacanga, Parque Rangedor e APA do Itapiracó.

Fiscalização

“É importante dizer que nós somos o braço verde da Polícia Militar do nosso Estado”, afirmou o tenente Holanda, salientando a importância do trabalho executado pelos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental, em face do conhecimento técnico e ambiental demonstrado na execução da fiscalização, além da lavratura dos autos de infração, termos de embargo e de apreensões elaborados pelas unidades do Batalhão de Polícia Ambiental.

Para o tenente Holanda, a parceria entre o Batalhão Ambiental e o Ministério Público é importante para o desenvolvimento das ações em defesa do meio ambiente. “É um trabalho importante, que deve ser apoiado e fortalecido. O BPA sempre está disposto a dar todo o apoio que for necessário. E temos buscado parcerias exatamente para poder atuar a contento em todos os 217 municípios do Maranhão”, salientou.

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:

Mais notícias

Junior Cascaria propõe criação de Comissão de Mediação de Conflitos Escolares na rede pública

A proposição visa estabelecer um método humanizado que prioriza o diálogo, a escuta e a busca por soluções…

‘Pautas Femininas’ aborda trabalho na área da Fonoaudiologia

Entrevistada foi a fonoaudióloga Rosângela Santos

Creche-Escola Sementinha promove atividades em alusão ao Dia do Estudante

A ação lúdica constou de brincadeiras educacionais e premiações em diversas categorias e reforçou o compromisso da instituição…

Preços dos produtos devem estar claros e visíveis aos consumidores, afirma assessor do Procon/MA no ‘Diário da Manhã’

O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, esclareceu dúvidas de consumidores a respeito desse e de…

Deputado Osmar Filho promove ação do programa “Cuidar dos Olhos” em São José de Ribamar

A iniciativa é resultado da parceria do parlamentar com o Governo do Maranhão que disponibiliza consultas e exames…

Juiz explica, no ‘Café com Notícias’, a atuação e importância dos mediadores digitais 

Segundo o magistrado Alexandre Abreu, do 5º Juizado de São Luís, os mediadores orientam a população no acesso…

‘Mais Saúde’ aborda Doença de Crohn com médico Flávio Roberto

Médico disse que a doença inflamatória intestinal crônica pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal

Maranhão no Campo aborda projeto “Sabores do Mará”

Programa recebeu o analista da Unidade de Mercado do Sebrae, Luís Ferreira