20 de janeiro de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda políticas públicas para a população em situação de rua
Juiz Douglas de Melo falou da atuação do Comitê PopRuaJud, criado para garantir dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social
Agência Assembleia
O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu na manhã desta segunda-feira (20) o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís e coordenador do Comitê PopRuaJud.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Teles, o juiz Douglas de Melo fez uma explanação sobre a atuação do Comitê PopRuaJud, criado para garantir dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Não podemos ter uma sociedade onde uns têm muito e outros nada têm. É preciso haver um equilíbrio. É com esse sentimento que o Judiciário maranhense está cada vez mais envolvido com o PopRuaJud para realizar um movimento permanente de realização de ações, inclusive por meio do nosso ônibus. Afinal, uma fé sem obra é uma fé morta”, frisou o magistrado.
Ele destacou a importância da iniciativa tomada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, que beneficia pessoas em situação de rua em São Luís. “Contarmos com a parceria não apenas do Tribunal de Justiça, mas de diversos órgãos e instituições nesta importante ação social, que é muito gratificante para todos nós”, disse.
Ele teceu comentários sobre um jantar especial servido à população em situação de rua, no dia 30 de dezembro passado, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.
Mais esta edição do PopRuaJud foi marcada por um mutirão promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Orientações
Além do jantar, as pessoas também receberam orientações sobre documentação, andamento de processos e acesso a direitos, no ônibus do PopRuaJud, iniciativa inédita do país, idealizada pelo Judiciário maranhense.
No local, o ônibus do PopRuaJud também estava à disposição das pessoas, com o intuito de ampliar o acesso à Justiça às pessoas em situação de vulnerabilidade social, viabilizando atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado.
O juiz Douglas de Melo explicou que o PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n. 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.
Mais notícias
Helena Duailibe aborda ações sociais, educação, inclusão e fé em discurso na Alema
Ela falou, por exemplo, sobre a criação da Bolsa Estadual de Apoio ao Conselheiro Tutelar
Junior Cascaria anuncia emenda para perfuração de poços em Pedreiras
Cascaria destacou que essas demandas já haviam sido apresentadas em indicações anteriores
Aprovado PL que institui semana de conscientização sobre males causados por dispositivos eletrônicos
Projeto de Lei 298/2024 é de autoria do deputado Wellington do Curso
Ricardo Arruda anuncia avanço para instalação do Hemonúcleo de Grajaú
Visita dos técnicos representa um passo decisivo para o início da obra
Dermatologista destaca Dezembro Laranja e prevenção ao câncer de pele no ‘Saúde e Bem-Estar’
Em entrevista, a médica Daniella Spinato falou sobre a campanha nacional dedicada à conscientização acerca da doença
Dezembro Vermelho é tema tratado no ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizadas ações em alusão ao…
Carlos Lula cobra prioridade do Governo do Maranhão para crianças com Epidermólise Bolhosa
Deputado afirma que atraso na entrega coloca vidas em risco
CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar
Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú