11 de novembro de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projeto de hortas pedagógicas na rede estadual de ensino
Coordenador do Eixo Educação Ambiental Formal do Fórum Estadual de Educação, Luís José Câmara Pedrosa, fez explanação sobre a iniciativa
Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
Assista à entrevista na íntegra
O projeto de hortas pedagógicas em implantação na rede de ensino do Maranhão foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (11), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). O coordenador do Eixo Educação Ambiental Formal do Fórum Estadual de Educação, Luís José Câmara Pedrosa, fez uma explanação sobre o processo.
A iniciativa, segundo o gestor, já está funcionando em 15 escolas da rede estadual, sendo 13 na Grande Ilha e duas no interior do estado, nas cidades de Pinheiro e Bacabal.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, Luís José Pedrosa disse que este projeto de horta na escola é excepcionalmente inovador, pois não se limita apenas a uma horta tradicional, mas também inclui a integração de plantas medicinais, um viveiro de mudas nativas e frutíferas, e um meliponário, destinado à criação de abelhas sem ferrão.
“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está comprometida em fomentar este projeto integrado de horta na escola, enquanto outros órgãos nos fornecem suporte técnico e capacitação para professores, alunos e a comunidade em geral nas três áreas de atuação: horta, meliponário e viveiro”, explicou.
Na condição de integrante da Assessoria Especial de Educação da Seduc, Luís Pedrosa informou que o projeto das hortas pedagógicas foi concebido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan-MA).
“Essa iniciativa é da maior importância porque busca não apenas enriquecer o ambiente escolar com atividades práticas e educativas, mas também contribuir para a conscientização ambiental, a promoção da agricultura sustentável e o fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar e o meio ambiente”, frisou Pedrosa.
Ele assinalou que está muito entusiasmado em poder contribuir para a implementação do projeto no âmbito da Secretaria de Estado da Educação. “Esta iniciativa vai além de uma simples horta, abraçando a integração de plantas medicinais, um viveiro de mudas e um meliponário. É um passo significativo para a educação ambiental e a sustentabilidade”, afirmou Luís Pedrosa. Ele observou, ainda, que as hortas pedagógicas contribuem também para atenuar o impacto das mudanças climáticas, que hoje estão afetando países do mundo inteiro.
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…