11 de novembro de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projeto de hortas pedagógicas na rede estadual de ensino
Coordenador do Eixo Educação Ambiental Formal do Fórum Estadual de Educação, Luís José Câmara Pedrosa, fez explanação sobre a iniciativa

Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
Assista à entrevista na íntegra
O projeto de hortas pedagógicas em implantação na rede de ensino do Maranhão foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (11), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). O coordenador do Eixo Educação Ambiental Formal do Fórum Estadual de Educação, Luís José Câmara Pedrosa, fez uma explanação sobre o processo.
A iniciativa, segundo o gestor, já está funcionando em 15 escolas da rede estadual, sendo 13 na Grande Ilha e duas no interior do estado, nas cidades de Pinheiro e Bacabal.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, Luís José Pedrosa disse que este projeto de horta na escola é excepcionalmente inovador, pois não se limita apenas a uma horta tradicional, mas também inclui a integração de plantas medicinais, um viveiro de mudas nativas e frutíferas, e um meliponário, destinado à criação de abelhas sem ferrão.
“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está comprometida em fomentar este projeto integrado de horta na escola, enquanto outros órgãos nos fornecem suporte técnico e capacitação para professores, alunos e a comunidade em geral nas três áreas de atuação: horta, meliponário e viveiro”, explicou.
Na condição de integrante da Assessoria Especial de Educação da Seduc, Luís Pedrosa informou que o projeto das hortas pedagógicas foi concebido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan-MA).
“Essa iniciativa é da maior importância porque busca não apenas enriquecer o ambiente escolar com atividades práticas e educativas, mas também contribuir para a conscientização ambiental, a promoção da agricultura sustentável e o fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar e o meio ambiente”, frisou Pedrosa.
Ele assinalou que está muito entusiasmado em poder contribuir para a implementação do projeto no âmbito da Secretaria de Estado da Educação. “Esta iniciativa vai além de uma simples horta, abraçando a integração de plantas medicinais, um viveiro de mudas e um meliponário. É um passo significativo para a educação ambiental e a sustentabilidade”, afirmou Luís Pedrosa. Ele observou, ainda, que as hortas pedagógicas contribuem também para atenuar o impacto das mudanças climáticas, que hoje estão afetando países do mundo inteiro.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira