07 de abril de 2025

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda Seminário de Educação Ambiental do Maranhão e COP 30

Conversa foi com o presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA), Mauro Roberto Carramilo dos Santos Júnior

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda Seminário de Educação Ambiental do Maranhão e COP 30

Mauro Roberto Carramilo dos Santos Júnior, presidente do FEEA/MA, com a radialista Maria Regina Telles

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista ao programa na íntegra

Nesta segunda-feira (7), o programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia 96,7 FM), conversou com o presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA), Mauro Roberto Carramilo dos Santos Júnior. Ele falou sobre o IV Seminário de Educação Ambiental do Estado do Maranhão, denominado “O Grito Maranhense para a COP 30”, a ser realizado nos dias 10 e 11 de abril, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Segundo Mauro Júnior, o objetivo do evento é apresentar propostas e propor diretrizes para a COP 30, que é a sigla da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro deste ano, no Estado do Pará.

“O IV Seminário de Educação Ambiental é gratuito. Com o tema “Justiça Climática, Ecologia Integrada e Práticas”, vamos tentar reunir especialistas, estudantes, ativistas ambientais e gestores públicos para discutir propostas e diretrizes para a COP 30. A programação do dia 10 será pela manhã e tarde, e a do dia 11 será somente no turno matutino”, esclareceu.

Mauro Júnior explicou, ainda, que o evento também está focado na Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é ‘Fraternidade e Ecologia Integral’. “Também temos a pretensão de contribuir na questão do Plano Decenal de Educação, visando implantar a educação ambiental como uma meta estruturante para as políticas públicas de nosso estado”, acrescentou.

Programação

O presidente do FEEA/MA destacou que a programação do evento contará com vários painéis sobre temas como “Emergências Climáticas, Políticas Públicas e Práticas no Maranhão: Desafios Locais em Conexão com a COP 30”, “A Gestão Ambiental Frente às Mudanças Climáticas no Contexto da COP 30” e “Comunicação e Cooperação no Maranhão: Caminhos dos Povos e Comunidades Tradicionais para a COP 30”.

“Teremos também a discussão da temática ‘A Perspectiva do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) para a Preservação da Amazônia Maranhense’, que é de grande importância por se tratar de um grupo que tem contribuído bastante nessa discussão sobre o uso dos recursos naturais de forma sustentável para a geração de trabalho e renda”, frisou.

COP 30

Na conversa com a radialista Maria Regina Telles, Mauro Júnior esclareceu que a COP 30 tem por objetivo discutir diretrizes para implementar a mitigação das mudanças climáticas e do aquecimento global.

“O Maranhão por ser um estado ainda com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo, mas com uma rica biodiversidade, temos como objetivo tratar dessas questões sensíveis e propor gestos concretos para mudar essa realidade que temos hoje, que é de desafios socioambientais”, finalizou.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira