31 de março de 2025

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda trabalho da Cia Beto Bittencourt na área ambiental

Presidente da companhia, Joana Maria Bittencourt tratou sobre os projetos de educação ambiental realizados em São Luís

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda trabalho da Cia Beto Bittencourt na área ambiental

Joana Maria Bittencourt, presidente da Companhia Beto Bittencourt, com a radialista Maria Regina Telles

Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu na manhã desta segunda-feira (31) a presidente da Companhia Beto Bittencourt, Joana Maria Bittencourt. Ela fez uma ampla explanação sobre projetos de educação ambiental realizados em São Luís.

Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, a ambientalista Joana Bittencourt discorreu sobre diversos temas, entre eles emergências climáticas, que provocam desastres ambientais, e falou sobre sua experiência como escritora e gestora com especialização em educação artística e educação ambiental.

A presidente e idealizadora da Companhia Beto Bittencourt, fez um relato sobre os trabalhos do grupo, que fomenta o teatro de bonecos e foi fundado em 1999, após a morte de seu irmão Beto Bittencourt, que era ator, bonequeiro e teatrólogo.

“Meu irmão foi um grande dramaturgo e, em homenagem a ele, criamos esta nossa companhia. Agora, já são 26 anos de trabalhos em defesa da educação e da ecologia em nosso estado”, assinalou.

Joana Bittencourt informou que a Companhia Beto Bittencourt é hoje um ponto de cultura, que possui um acervo de 300 bonecos e cerca de 3 mil livros, abrigados na Biblioteca Mário Meireles, que agora funciona em sede própria, localizada na Rua 7, na Quadra H, no Conjunto Jardim Bela Vista, na Cohama.

Livros

Autora de diversos livros, Joana Bittencourt falou também, durante a entrevista, sobre suas obras literárias, entre as quais o livro “Pentalogia Ambiental: um caminho teatral entre os eixos ambientais”, lançado em novembro de 2024 na 17ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS).

“Este nosso novo livro é composto de cinco peças teatrais com temas ambientais e, durante quatro dias, tivemos a chance de realizar na Feira do Livro a nossa exposição de bonecos. O nosso trabalho na área ambiental é realizado principalmente com a encenação de bonecos, que são um atrativo muito grande para as crianças e jovens”, afirmou a escritora, que é integrante da Academia Maranhense de Trovas e da Academia Poética Brasileira, dentre outras instituições culturais.

Joana Bittencourt informou que, nos últimos anos, a Companhia está levando a escolas da rede pública o espetáculo Boizinho de Brinquedo, concebido a partir de um dos livros de sua autoria, intitulado “A História do Boizinho de Brinquedo”.

“O auto que apresentamos tem pontos importantes como a importância da amizade, o respeito, a inclusão e a gratidão. Trabalhamos o imaginário infantil com a tradição das nossas lendas. Somos gratos às parcerias que nos tem permitido que este projeto chegue às escolas da nossa rede pública”, frisou Joana Bittencourt.

Joana Bittencourt também levou integrante do grupo para apresentar fragmento de trabalho com teatro de bonecos

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…