16 de setembro de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ destaca causas e efeitos do desmatamento
Convidado do programa foi o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paulo Henrique Aragão Catunda
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paulo Henrique Aragão Catunda, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (16), ao programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). Ele fez uma explanação sobre causas e consequências do desmatamento no Brasil, observando que se trata de um problema que está se tornando cada vez mais grave.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, o vice-reitor da Uema explicou que a principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. Segundo ele, a remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade, assim como a perda do habitat de animais e plantas e ainda impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.
“O que a gente está vendo agora é um cenário de seca no Brasil todo, temperaturas altas, queimadas, falta de chuvas. Hoje, todos os estados da Federação estão monitorando o clima porque todo mundo está esperando chuva. Os brigadistas, os bombeiros não estão dando conta de combater os incêndios, que são uma consequência de anos de desmatamento. O que se vê são animais mortos, prejuízos para o agronegócio, soja, cana, abacaxi queimados e tudo isto é muito grave”, afirmou o professor Paulo Catunda.
Engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado em produção vegetal, e com especialidade em propagação de plantas nativas, Catunda assinalou que a questão dos desmatamentos requer políticas públicas de longo prazo.
“Acho que a gente tem que se conscientizar e entender que a pauta ambiental não é uma pauta nem de direita, nem de esquerda. Hoje é uma questão de sobrevivência. Por exemplo, aqui na nossa Ilha, aqui no entorno, a gente precisa revegetar as nascentes dos rios. A gente precisa ter água. Se a gente não revegetar, é claro que vamos ter problemas lá na frente”, observou.
Paisagens de volta
Paulo Catunda disse, ainda, que desmatamento consiste na retirada total ou parcial da cobertura vegetal em um local. E a retirada da cobertura vegetal pode desencadear diversos problemas, como perda da biodiversidade, degradação de habitat e alterações climáticas. O desmatamento é ocasionado principalmente pelas ações humanas, como as expansões agropecuária e urbana.
Precisamos trazer algumas paisagens de volta. Precisamos trazer de volta, principalmente, as áreas de nascentes e as áreas de preservação permanente dos rios; elas têm que voltar porque a nossa população só aumenta, nossa necessidade de água só aumenta, e a gente só maltrata os rios, ocasionando a diminuição da capacidade de os rios se renovarem”, ressaltou.
O vice-reitor da Uema acrescentou que, com o aumento das atividades econômicas, devido ao processo de globalização, e o desenvolvimento de novas tecnologias, a cada dia esse processo tem aumentado de forma descontrolada em diversas regiões, e as áreas antes ocupadas por regiões de florestas vão dando lugar a áreas ocupadas pela agropecuária, pela mineração, pela exploração dos mais diversos recursos, além da urbanização.
Paulo Catunda citou estudos produzidos pela Universidade Estadual do Maranhão e destacou a importância da produção acadêmica.
“Trabalhamos na Universidade com nossos professores e alunos, lá temos um laboratório de sementes, temos viveiros e hoje a gente multiplica as plantas nativas em projetos maiores que a gente tem para devolvê-las ao ambiente. A gente tenta fazer a nossa parte nesse processo”, enfatizou o professor, advertindo ainda que a falta de políticas públicas que garantam a preservação pode influenciar fortemente no processo de desmatamento.
Mais notícias
Maranhão no Campo’- Diretor do Sebrae destaca ações de valorização do empreendedorismo rural
O gestor fez um balanço das ações do órgão, destacando, entre outros, os projetos “Juntos pelo Agro” e…
‘Em Discussão’ aborda diversidade e Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) do TJ/MA
Tema foi tratado pela servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e membro do Comitê de Diversidade…
Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…
Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027
O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…
Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar
O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…
Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026
A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…