05 de fevereiro de 2024

‘Sustentabilidade na Prática’ detalha Projeto Recicla Folia realizado pela Sema

Iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) tem ações nos circuitos da Avenida Litorânea e Avenida Beira-Mar

‘Sustentabilidade na Prática’ detalha Projeto Recicla Folia realizado pela Sema

20781611d89a590ee8451240f3d42661.jfif (2)

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra do programa

O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (5), a secretária adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Oquerlina Costa, que forneceu informações sobre o Projeto Recicla Folia, realizado nos dois principais circuitos carnavalescos de São Luís: Avenida Litorânea e Avenida Beira-Mar.

Durante o programa, apresentado pelas radialistas Maria Regina Telles e Marina Sousa, a secretária adjunta da Sema explicou que o Recicla Folia foi lançado oficialmente em São Luís, no último sábado do mês de janeiro (dia 27). O lançamento aconteceu no circuito da Avenida Beira Mar, com a presença do corpo técnico da Sema e de representantes das Cooperativas de Trabalhadores de Resíduos Sólidos.

“Este nosso projeto, por determinação do governador Carlos Brandão (PSB) e sob orientação direta do secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, trata-se de uma ação concreta, efetiva, de compromisso com o meio ambiente que visa apoiar e valorizar o trabalho dos catadores durante toda a programação carnavalesca em São Luís”, afirmou Oquerlina Costa.

Ela acrescentou que, além de garantir um Carnaval mais limpo e sustentável, a parceria com as Cooperativas de Trabalhadores de Resíduos Sólidos contribui também para a geração de renda ao proporcionar aos catadores nova oportunidade de incrementarem seus trabalhos.

Oquerlina Costa explicou que o objetivo do projeto é promover o descarte adequado de resíduos sólidos como garrafas, latinhas, copos plásticos e papel, entre outros. O projeto beneficia os catadores de recicláveis com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) como botas, luvas e protetores auriculares, logística, alimentação além de contentores e caminhão.

As coletas são realizadas nas centrais de apoio aos catadores, localizadas em pontos estratégicos dos circuitos carnavalescos. A ação está programada para acontecer tanto na Avenida Beira Mar quanto na Avenida Litorânea.

Ações educativas

Pensando em um carnaval mais sustentável, o Governo do Maranhãoestá realizando o Projeto Recicla Folia também mediante ações educativas e de comunicação para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos. A ação conta ainda com o apoio de outros parceiros importantes, a Agência Executiva Metropolitana e a Secretaria de Estado da Cultura.

Os materiais recolhidos nos circuitos carnavalescos são encaminhados para as cooperativas, onde passam por processo de reciclagem, resultando no reaproveitamento desses insumos como fonte de renda.

Segundo a secretária adjunta de recursos ambientais, para o Carnaval deste ano, a sema conseguiu a adesão de seis Cooperativas localizadas na Grande São Luís.

“Para nós, este projeto é apaixonante por dar visibilidade ao trabalho dos catadores de recicláveis e, também, por fomentar a geração de renda. Essa parceria com as cooperativas garante uma festa limpa e saudável, num ambiente sustentável. Para nós, a execução de mais uma edição deste projeto tem sido uma alegria muito grande neste Carnaval”, ressaltou Oquerlina Costa.

Mais notícias

Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim

O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…

‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…