10 de fevereiro de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ fala sobre importância da coleta seletiva
Conversa foi com a catadora Hilda Maria Santos de Jesus e a presidente da Cooperativa de Resíduos Sólidos do Maranhão (Cooresoma), Maria José Castro
Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), abordou, nesta segunda-feira (10), a importância da coleta seletiva. A apresentadora, jornalista Maria Regina Telles, conversou sobre o assunto com a presidente da Cooperativa de Resíduos Sólidos do Maranhão (Cooresoma) e representante do Maranhão na Comissão Nacional de Catadoras e Catadores na Região Norte, Maria José Castro, e a catadora Hilda Maria Santos de Jesus, de São Luís.
Inicialmente, Maria José Castro falou de sua trajetória de luta como catadora e dirigente da cooperativa. Também agradeceu o espaço oportunizado pela Rádio Assembleia.
“Há 23 anos, estou nessa caminhada. Sempre tive o propósito de limpar a cidade. Diziam que era loucura minha. Nosso trabalho gera lucro para todo mundo. Pegamos material com nossos parceiros e levamos para os nossos fornecedores. Se não tiver uma cooperativa, você não pode fazer logística reversa. Desde 2001, somos uma profissão reconhecida. Infelizmente, nem todo mundo reconhece a importância de nosso trabalho. Agradecemos a Rádio Assembleia por nos dar visibilidade”, afirmou.
Por sua vez, a catadora Hilda Maria destacou a importância do trabalho e de como é desenvolvido pelos catadores.
“Graças a Deus, com a organização e criação da cooperativa, melhoramos nossas condições de vida com a renda que auferimos e, ao mesmo tempo, estamos prestando um grande serviço para a sociedade. Precisamos de mais apoio do poder público e da sociedade civil organizada para avançarmos mais ainda no nosso trabalho de catadoras. Aos poucos, vamos adquirindo o reconhecimento da sociedade”, afirmou.
Denúncia
Maria José Castro denunciou que o galpão da Cooresoma, localizado no Parque Pindorama, foi atacado por vândalos e o pessoal que trabalhava lá recebeu ameaça de morte.
“Roubaram quase tudo do nosso local de trabalho. Fomos obrigados a deixar de trabalhar no nosso galpão por falta de segurança. Isso impede que a gente leve o material que coletamos para o nosso local de trabalho. Mas, não vamos parar”, salientou.
Desafios
Por fim, Maria José Castro falou sobre os desafios enfrentados pelos catadores e catadoras do estado do Maranhão.
“Nosso maior desafio é o de colocar o Maranhão no circuito nacional. Estamos formando uma rede com nove empreendimentos de vários municípios, como, por exemplo, Paulino Neves, São José de Ribamar, Miranda e São Luís e a rede de Catadores da Amazônia Legal”, enfatizou.
Maria José Castro afirmou que as cooperativas estão sendo estruturadas com o apoio do Sebrae e que, neste mês, nos dias 28, 29 e 30, vão participar do Encontro de Catadores da Amazônia Legal.
“Em agosto, realizaremos o Encontro de Mulheres, com representantes de todas as regionais. Recebemos muitas demandas de interessados em organizar cooperativas. Estamos avançando no nosso trabalho. Mas, precisamos de muito mais”, acrescentou.
Maria José Castro reforçou que o descarte de material pode ser feito nos vários Ecopontos espalhados por São Luís. Ela deixou o contato da Cooresoma para os interessados em conhecer melhor e iniciar o trabalho de catadores e catadoras: (98) 98971-5675. Na capital, através do telefone 0800 098 1636, pode-se acessar a Central de Limpeza da Prefeitura de São Luís e obter informações sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos.
Mais notícias
Júnior Cascaria comemora realização de obras e ações sociais em Pedreiras e Trizidela do Vale
Parlamentar informou que foram entregues obras, assinadas ordens de serviço e anunciados novos investimentos para esses municípios
Contraplano debate negativas de cobertura por planos de saúde e impactos sobre pessoas com deficiência
Discussão busca enfrentar situações em que tratamentos são interrompidos ou negados, apesar de serem previstos em lei ou…
Junior Cascaria anuncia emenda de R$ 1,5 milhão para pavimentação em Pedreiras
Recursos serão executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura
‘Diário da Manhã’ – Kazumi Tanaka fala sobre ações da Semana de Combate ao Feminicídio
Coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão informou que o Dia D da campanha será em 13 de…
Novembro Roxo é abordado no ‘Café com Notícias’ desta terça-feira
Entrevista foi com a presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, Marynéa Vale, que é neonatologista do Hospital…
‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento
Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”
Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal
Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)
‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado
Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina