10 de março de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ fala sobre tema da Campanha da Fraternidade 2025
Assessor da equipe de campanhas da Arquidiocese de São Luís, Carlos Benalves, tratou sobre o tema da ação, com foco na ecologia integral
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), entrevistou nesta segunda-feira (10) o assessor da equipe de campanhas da Arquidiocese de São Luís, Carlos Benalves. Ele fez uma explanação sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025, com foco na ecologia integral, que foi lançada no sábado (8), em São Luís, durante missa campal celebrada no Ginásio Castelinho.
Entrevistado pela radialista Maria Regina Telles, Carlos Benalves informou que a celebração da missa campal, presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, contou com a concelebração dos padres da Arquidiocese e fiéis de 59 paróquias, vindos de 15 municípios.
Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,31), a campanha, segundo Carlos Benalves, busca neste ano difundir a ideia da conversão ecológica. “A mensagem central da atual campanha é sair da dinâmica da exploração para se alcançar a conservação do meio ambiente”, salientou.
“Esta campanha busca agora promover a conversão e a ação diante da crise socioambiental, ouvindo o clamor dos pobres e da Terra. Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre a profunda interconexão entre o Criador e toda a sua criação, com ênfase no papel do ser humano como guardião responsável, já que recebemos a missão de zelar pela nossa Casa Comum, considerando a integralidade das dimensões ambiental, humana e espiritual”, frisou Carlos Benalves.
Inspiração
Concebida e organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a atual Campanha da Fraternidade foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que em 2025 completa 10 anos, nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, na recente Exortação Apostólica Laudate Deum, nos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e na realização da COP 30 – a primeira na Amazônia, em Belém (PA).
A campanha acolhe ainda a sugestão das Comissões Especiais da CNBB para a Amazônia e Ecologia Integral e Mineração. Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios