16 de abril de 2025
‘Toda Mulher’ aborda direitos da população LGBTQIA+
Programa recebeu a juíza Elaile Carvalho, coordenadora do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (16), na TV Assembleia, abordou temas ligados aos direitos da comunidade LGBTQIA+ e, para isto, teve como convidada a coordenadora do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e, também, juíza titular da 1ª Vara da Mulher de Imperatriz, Elaile Carvalho.
No bate-papo com a apresentadora Márcia Carvalho, a magistrada falou sobre as conquistas da comunidade, direitos, legislação e atuação do judiciário, entre outros temas que são fundamentais para a garantia de direito LGBTQIA+.
Um dos destaques da entrevista foi a segunda edição do Casamento Comunitário voltado para a comunidade que está sendo promovido pelo TJMA. A cerimônia será realizada no dia 31 de maio e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril. Em São Luís, podem ser feitas no Cartório de 1º Ofício de Registro Civil (Rua do Egito) e no interior, no Cartório de Registro Civil do município.
“Qualquer pessoa, hoje em dia, pode reconhecer sua união homoafetiva desde 2011, conforme precedente do Supremo Tribunal Federal, e em 2013, efetivar seu casamento civil, desde que possua os requisitos legais. Nos mutirões que são realizados pelo Tribunal de Justiça, qualquer casal homoafetivo pode requerer seu casamento”, esclareceu a juíza.
Segundo Elaile Carvalho, a meta desta segunda edição do evento é aumentar o número de casais da primeira edição. “Para isto, pensamos em realizar um casamento onde a população LGBTQIA+ pudesse se sentir mais confortável em uma cerimônia voltada para este público. Nos casamentos comunitários, o que percebemos é que existem poucos casais homoafetivos, talvez pelo fato de não se sentirem bem em estar dentro de casamentos comunitários geral”, refletiu a magistrada.
Ao longo da entrevista, a juíza detalhou as ações do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), da evolução das leis que protegem esta comunidade, em grande parte por iniciativa do Poder Judiciário.
Elaile Carvalho destacou ainda o Mutirão Transgênero, que vai ser realizado no dia 29 de abril, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). A ação oferecerá serviços como retificação de nomes em documentos, serviços de saúde, e inscrições de cursos de capacitações para inserção no mercado de trabalho.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…