17 de janeiro de 2024
‘Toda Mulher’ aborda método da ‘Constelação Familiar’ com a terapeuta Mariela Carneiro
Ela falou sobre o método criado pelo alemão Bert Hellinger, que sugere que certas condutas estão vinculadas aos laços familiares

Nesta quarta-feira (17), o programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia, entrevistou a terapeuta sistêmica Mariela Carneiro. A conversa girou em torno da explicação sobre a repetição de certos comportamentos que remetem a situações desastrosas e como explicar isto por meio do método psicanalítico ‘Constelação Sistêmica ou’Familiar’, que sugere que certas condutas estão vinculadas aos laços familiares.
O método terapêutico ‘Constelação Sistêmica ou Familiar’, criado pelo alemão Bert Hellinger, consiste no resgate da singularidade humana dentro de um sistema harmônico onde o reconhecimento e apropriação do lugar determinam a razão da própria existência.
Mariela é enfermeira, com mestrado em Microbiologia, especialista em Psiquiatria, master em Programação Neurolinguística, com formação em ‘Constelação Sistêmica e Organizacional’, com inúmeros outros cursos e workshops na área.
Herança familiar
Inicialmente, Mariela esclareceu que a ‘Constelação Sistêmica’ diz que as pessoas recebem não somente a cor do cabelo, dos olhos, da pele e estatura dos seus antepassados (pai, mãe, avós e bisavós), mas também outros tipos de informações como, por exemplo, dor, traumas, comportamentos, sentimentos e destinos.
“E a gente pode se emaranhar e viver destinos que não são nossos, comportamentos repetidos anteriores, sem perceber isso, de forma inconsciente e automática, se a gente tiver fora do nosso lugar de força, como a gente chama. A constelação foi traduzida de forma errada do alemão para o português e ficou conhecida como constelação familiar, associaram a religião misticismo, e não tem nada a ver com isso. O termo correto é posicionamento familiar”, complementou.
Vantagens
Segundo Mariela, um dos benefícios da ‘Constelação’ é resolver conflitos de relacionamentos humanos, não só na área familiar como na área de relacionamentos de casal, área empresarial e organizacional. “Então, a gente recebe essas informações e age, de forma inconsciente, por meio delas”, explicou.
O programa “Toda Mulher” é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares detalha, no programa Café com Notícias, a ‘Lei do Pé Diabético’
Parlamentar explicou que a lei visa garantir à população informações sobre formas de prevenção da doença, que é…
Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio em memória do servidor da Casa, Péricles Melo Oliveira
Homenagem póstuma foi solicitada pela presidente da Assembleia, Iracema Vale, e pelo deputado Carlos Lula
‘Diário da Manhã’ dá detalhes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025 no Maranhão
Superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Eduardo Oliveira, foi o entrevistado desta quinta-feira
Programa ‘Toda Mulher’ destaca fortalecimento do associativismo entre empreendedoras maranhenses
Presidente da 'ACM Mulher' informou que, no Maranhão, cerca de 41% das mulheres estão à frente de negócios.…
Assembleia faz minuto de silêncio em memória de ex-prefeitos maranhenses e ex-diretor de presídio
Homenagens póstumas atenderam à solicitação de diversos deputados
Memorial do Legislativo destaca exposição de leis voltadas à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa
Mostra ‘Nosso Direito em Lei’ ressalta a atuação da Assembleia Legislativa do Maranhão em prol de políticas públicas que…
Creche-Escola Sementinha promove evento comemorativo ao Dia do Professor
Ações de autocuidado, como dicas de maquiagem, e momento de confraternização e lanche marcaram a ação de comemoração…
‘Saúde e Bem-Estar’ entrevista a escritora e compositora LaurenTina Veloso
Ela falou sobre o livro “Transição”, que aborda temas de autoconhecimento, autoestima, liberdade e espiritualidade