04 de fevereiro de 2026
‘Toda Mulher’ celebra a força feminina no Carnaval maranhense
Presidente do bloco tradicional Os Brasinhas, Silvana Fontenele, falou sobre gestão, memória cultural e os desafios de manter viva uma das mais antigas manifestações carnavalescas de São Luís
Agência Assembleia
O protagonismo feminino na preservação das tradições do Carnaval maranhense foi o tema do programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (4) pela TV Assembleia, com apresentação de Márcia Carvalho. A convidada foi a presidente do bloco tradicional Os Brasinhas, Silvana Fontenele, que compartilhou sua trajetória à frente da agremiação, que caminha para completar 50 anos de história em 2027. Este ano, a agremiação defende o tema ‘Xangô: quem não deve, não teme’.
Durante a entrevista, Silvana destacou que assumir a presidência do bloco, há quase três décadas, foi um grande desafio, marcado por resistência e superação em um espaço historicamente masculino. “Assim como a história da mulher, foi um desafio muito grande assumir o bloco. No começo não foi fácil, mas com força, vontade e garra a gente consegue”, afirmou.
À frente dos Brasinhas desde 1996, Silvana explicou que sua gestão vai além da organização do desfile e envolve um cuidado integral com todos os componentes. “A preocupação da mulher não é só com o bloco, mas com os músicos, a bateria, as crianças, a alimentação, a vestimenta. A gente pensa no todo e, também, nos detalhes”, ressaltou.
O amor pelo Carnaval e pela cultura popular é apontado por ela como a principal motivação para seguir comandando a brincadeira. “Às vezes eu deixo minha casa e minha família para estar com o bloco. Quando chega na passarela, o cansaço some. É um momento único, não tem explicação, é amor e paixão”, disse.
Na conversa, Silvana Fontenele também relembrou a origem do bloco Os Brasinhas, criado no bairro Desterro, e as transformações ao longo do tempo, especialmente no que diz respeito à participação feminina. “Quando eu cheguei, em 1989, não tinha mulheres nem crianças no bloco, era só homem. Hoje isso mudou, mas ainda encontramos barreiras por eu ser mulher”, contou.
Apesar dos avanços, ela reconhece que a presença feminina na liderança dos blocos tradicionais ainda é pequena. “São cerca de 26 blocos e apenas cinco ou seis são presididos por mulheres. Esse número ainda é pequeno, mas a tendência é aumentar”, avaliou.
Silvana também adiantou que o bloco já se prepara para celebrar os 50 anos, em 2027, com um tema especial. “Já existe um tema pensado e é uma história que eu vivi. Quando ouvi, me emocionei, porque representa tudo o que foi construído até aqui”, revelou.
Para a presidente dos Brasinhas, manter a tradição passa pelo respeito ao ritmo e à identidade do bloco. “A principal tradição é o nosso ritmo. A gente pode até ouvir influências, mas sempre tenta voltar à essência, porque é isso que nos mantém vivos”, explicou.
O programa ‘Toda Mulher’ vai ao ar todas as quartas-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), com reprise na programação da emissora. A atração também pode ser vista pelo canal do Youtube.
Mais notícias
Adelmo Soares destaca visita a comunidades de Rosário e mutirão de catarata e pterígio
Deputado entregou cestas básicas e óculos aos que mais precisam
Helena Duailibe renova compromisso com bem-estar da população maranhense
Parlamentar disse que 2026 será um ano de unir forças e superar desafios
Catulé Júnior recebe homenagem por atuação em defesa da segurança pública
Parlamentar foi homenageado pela Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel)
Projeto garante atendimento prioritário a diabéticos em exames de jejum
PL é de autoria do deputado estadual Wellington do Curso
‘Café com Notícias’ debate os desafios no combate ao câncer de mama no Maranhão
A mastologista Lia Raquel Caldas explicou o papel da Mastologia, reforçou a importância de consultas regulares ao especialista…
Ricardo Arruda destaca gestão de Carlos Brandão como a que mais trabalha por São Luís
O parlamentar afirmou que as grandes obras que hoje transformam a capital são resultado dos investimentos do Governo…
Saúde e Bem-Estar debate prevenção e tratamento de doenças com aplicação de métodos naturais e não invasivos
Entrevistada foi a médica naturopata integrativa Mayara Castro
Antônio Pereira destaca avanços em conflitos fundiários e comenta greve dos rodoviários
O parlamentar salientou que, apesar do entendimento mantido em algumas áreas, ainda precisa avançar em outras localidades que…