06 de novembro de 2024
‘Toda Mulher’ celebra Dia do Radialista em conversa com Josélia Fonseca e Régina Santana
As profissionais da Rádio Assembleia falaram sobre a trajetória no veículo e os avanços alcançados pelas mulheres na área

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (6), na TV Assembleia, fez uma homenagem ao Dia do Radialista, celebrado em 7 de novembro. O papel das mulheres na defesa e promoção de questões ligadas a elas foi tema da conversa com as radialistas Josélia Fonseca e Régina Santana, que apresentam o programa ‘Pautas Femininas’, às segundas-feiras, na Rádio Assembleia.
Elas falaram, também, sobre a trajetória de dedicação ao veículo. “Tem mais de 20 anos. Eu comecei coordenando rádios, foram várias, na TV Praia Grande, que tinha o complexo de rádios. Lá a gente começou essa história”, relembrou Josélia Fonseca, na conversa com a jornalista e apresentadora Márcia Carvalho.
“Sou jornalista e radialista há 32 anos. Eu tenho um orgulho de dizer isso. E quando Márcia nos convidou, eu fiquei muito feliz por essa oportunidade de fazer esse resgate da história, da minha história na rádio, quem, com certeza, é a história de muitas mulheres também”, afirmou Régina Santana, afirmando que começou o trabalho na Rádio Imperatriz.
A relação com o rádio, de acordo com Régina Santana, começou na adolescência como ouvinte e fã da emissora imperatrizense da qual faria parte da equipe depois. Ela também falou dos percalços e alegrias enfrentados numa época sem tecnologias.
“Realmente, quando eu comecei não existia internet, gente. Eu comecei a fazer rádio sem internet, sem celular e a gente fazia, e era coisa melhor do mundo, era um encantamento, era magia, e a gente costuma dizer, também, que rádio é vício, é um vício bom”, declarou, detalhando como fazia a cobertura dos eventos pela cidade, com o auxílio de fichas telefônicas.
As radialistas também trataram sobre as mulheres pioneiras da década de 1920, como Maria Beatriz Roquette Pinto, que em 1923, no Rio de Janeiro, quebrou barreiras ao se tornar a primeira mulher radialista do Brasil. As histórias vivenciadas com os ouvintes e admiradores e os avanços das lutas das mulheres, que no início ocupavam funções mais burocráticas nas rádios, foram outros pontos destacados.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município
Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…