06 de novembro de 2024

‘Toda Mulher’ celebra Dia do Radialista em conversa com Josélia Fonseca e Régina Santana

As profissionais da Rádio Assembleia falaram sobre a trajetória no veículo e os avanços alcançados pelas mulheres na área

‘Toda Mulher’ celebra Dia do Radialista em conversa com Josélia Fonseca e Régina Santana

Radialistas Josélia Fonseca e Régina Santana conversaram com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (6), na TV Assembleia, fez uma homenagem ao Dia do Radialista, celebrado em 7 de novembro. O papel das mulheres na defesa e promoção de questões ligadas a elas foi tema da conversa com as radialistas Josélia Fonseca e Régina Santana, que apresentam o programa ‘Pautas Femininas’, às segundas-feiras, na Rádio Assembleia.

Elas falaram, também, sobre a trajetória de dedicação ao veículo. “Tem mais de 20 anos. Eu comecei coordenando rádios, foram várias, na TV Praia Grande, que tinha o complexo de rádios. Lá a gente começou essa história”, relembrou Josélia Fonseca, na conversa com a jornalista e apresentadora Márcia Carvalho.

“Sou jornalista e radialista há 32 anos. Eu tenho um orgulho de dizer isso. E quando Márcia nos convidou, eu fiquei muito feliz por essa oportunidade de fazer esse resgate da história, da minha história na rádio, quem, com certeza, é a história de muitas mulheres também”, afirmou Régina Santana, afirmando que começou o trabalho na Rádio Imperatriz.

A relação com o rádio, de acordo com Régina Santana, começou na adolescência como ouvinte e fã da emissora imperatrizense da qual faria parte da equipe depois. Ela também falou dos percalços e alegrias enfrentados numa época sem tecnologias.

“Realmente, quando eu comecei não existia internet, gente. Eu comecei a fazer rádio sem internet, sem celular e a gente fazia, e era coisa melhor do mundo, era um encantamento, era magia, e a gente costuma dizer, também, que rádio é vício, é um vício bom”, declarou, detalhando como fazia a cobertura dos eventos pela cidade, com o auxílio de fichas telefônicas.

As radialistas também trataram sobre as mulheres pioneiras da década de 1920, como Maria Beatriz Roquette Pinto, que em 1923, no Rio de Janeiro, quebrou barreiras ao se tornar a primeira mulher radialista do Brasil. As histórias vivenciadas com os ouvintes e admiradores e os avanços das lutas das mulheres, que no início ocupavam funções mais burocráticas nas rádios, foram outros pontos destacados.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Diretor de Comunicação da Alema visita Comunicação do Senado Federal e consolida novas parcerias institucionais

Na reunião, foram discutidos temas relacionados às novas tecnologias de transmissão que o Senado Federal passará a adotar,…

Assembleia sedia entrega simbólica da Bíblia em Braille e capacitações sobre acolhimento e inclusão social

Evento “Assessorar para Fortalecer – REMADD e SBB” reuniu lideranças religiosas, representantes de comunidades terapêuticas e instituições voltadas…

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador

Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato

Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia

Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal

Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico

Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia

Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…

Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações

Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município

Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras

Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…