02 de outubro de 2024
‘Toda Mulher’ discute desafios para efetividade das cotas de gênero
Programa recebeu a advogada Sanya Aquino, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA
Agência Assembleia
O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (02) pela TV Assembleia, recebeu a advogada Sanya Aquino, que é membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão, para discutir os desafios na efetivação das cotas de gênero.
“Apesar dos avanços, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios para a efetividade das cotas de gênero na política. A implementação dessas cotas tem sido uma ferramenta importante para aumentar a representatividade feminina, mas ainda não é suficiente”, afirmou Sanya Aquino.
Para a advogada, é preciso enfrentar as barreiras culturais, políticas e institucionais que ainda limitam a participação plena das mulheres. “A maior dificuldade está relacionada à forma como as cotas de gênero são fiscalizadas, além da ausência de punição para o descumprimento da legislação”.
Na conversa, Sanya Aquino também ressaltou sobre a violência de gênero na política. “É fundamental que seja criado um ambiente seguro e respeitoso, onde as mulheres possam participar ativamente sem medo de represálias. Só assim nossas realidades podem ser adequadamente representadas nas tomadas de decisões”.
Por fim, a advogada eleitoral destacou a importância da atual legislatura do Parlamento Estadual para a representatividade feminina na política maranhense, que, pela primeira vez, conta com uma mulher na presidência e a maior bancada feminina da história.
“Essas conquistas são um passo significativo no Maranhão, permitindo que as vozes femininas sejam ouvidas e que as necessidades das mulheres sejam efetivamente abordadas nas decisões legislativas. Certamente foi um grande passo”, concluiu a entrevistada.
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento
Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”
Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal
Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)
‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado
Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina
Transição agroecológica e desenvolvimento agrário tratados no‘Sustentabilidade na Prática’
Assuntos foram tratados pela superintendente do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar do MDA, Suziane Machado
Assembleia Legislativa reforça prevenção ao câncer de próstata com ações do Novembro Azul
Campanha, realizada por meio da DSMO, foi aberta com roda de conversa sobre câncer de próstata e palestra…
‘Diário da Manhã’ esclarece dúvidas sobre taxas e cobranças indevidas em contas correntes e cartão de crédito
Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor (Doac) do Viva Procon-MA, Ricardo Baldez, falou sobre o tema
Deputado Catulé Júnior acompanha inaugurações de Centro Tecnológico e Posto do Detran em Paço do Lumiar
Parlamentar participou de ato ao lado do prefeito Fred Campos, do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e demais autoridades
‘Café com Notícias’ aborda abuso psicológico e como identificar sinais de sofrimento emocional
Neuropsicóloga Fabiana Borges Macedo explicou como essas manifestações podem ser sutis e, muitas vezes, difíceis de identificar