02 de abril de 2025
‘Toda Mulher’ discute perigos do universo virtual para crianças e adolescentes
Programa recebeu a psicóloga e terapeuta Evelyn Lindholm, nesta quarta-feira (2), pela TV Assembleia
Agência Assembleia/ Foto: Meiky Braga
Assista à entrevista na íntegra
As formas de proteger crianças e adolescentes dos perigos da internet foram tema do programa ‘Toda Mulher’ que foi ao ar nesta quarta-feira (2), pela TV Assembleia. Para falar sobre o tema, a convidada foi a psicóloga e terapeuta Evelyn Lindholm.
Logo no início do programa, a apresentadora e jornalista Márcia Carvalho destacou um estudo feito pelo Observatório da Indústria da Desinformação e Violência de Gênero nas Plataformas Digitais, feito em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ministério das Mulheres. O estudo identificou, ao menos, 137 canais brasileiros no Youtube com conteúdo misógino.
A exposição a estes conteúdos, na maioria das vezes sem o conhecimento dos pais, pode acarretar sérios problemas para a juventude. Para lidar com estas questões, a psicóloga aposta no diálogo, na diminuição do acesso às telas e no controle sobre o que crianças e adolescentes podem ver no universo virtual.
“As famílias podem ser educadoras mais eficientes, dialogando mais, abrindo mais o jogo com as crianças, educá-las para se relacionarem com as pessoas, ensinar respeito pelo exemplo, ou seja, respeitando e não batendo, intimidando ou tendo um comportamento coercitivo com o meu filho”, destacou Evelyn Lindholm.
Sobre comportamentos violentos e suas manifestações, a psicóloga alertou que nem sempre estes dão sinais tão claros. “Na verdade, a gente associa a violência a comportamentos desafiadores, a alguém que já mostra violência, um comportamento agressivo. No entanto, ela pode estar, literalmente, onde está tudo tranquilo na sua superfície, mas, embaixo, nem tanto”, observou.
A profissional também chamou a atenção para o fato de que a adolescência é resultado de outras fases da vida e que, por isso mesmo, não deve ser vista como um período isolado. “É preciso pensar nesse indivíduo como crescente que recebe influências não apenas da família”, destacou Evelyn Lindholm.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Café com Notícias’ detalha o calendário letivo de 2026 da rede estadual de ensino
Programa de aulas seguirá o calendário nacional e deverá ser iniciado no dia 5 de fevereiro; antes, haverá…
Ações da Polícia Militar na Operação Lei Seca é tema do Café com Notícias
O comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária deu mais detalhes sobre como será realizada a operação em São…
Planejamento financeiro para 2026 é tema do Diário da Manhã
O economista José Cursino deu dicas sobre como as pessoas devem se organizar financeiramente para este ano de…
Osmar Filho encerra 2025 com balanço positivo do terceiro ano de mandato
Atuação do deputado estadual foi marcada por leis de impacto social, fortalecimento da saúde pública, ações nos municípios…
Diretor-geral da Mesa Diretora da Assembleia avalia trabalhos parlamentares
Bráulio Martins ressaltou que o ano de 2025 foi de alta produtividade no parlamento maranhense
Projeto “Defiças Vem pra Praia” é tema de entrevista do ‘Café com Notícias’
Agência Assembleia A entrevista desta terça-feira (30) exibida no programa 'Café com Notícias', da TV Assembleia Maranhão, e apresentada…
‘Diário da Manhã’ aborda a ocupação hoteleira em São Luís para as festas de fim de ano
Programa desta terça-feira recebeu Igor Almeida, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão
‘Pautas Femininas’ aborda alimentação consciente e autocuidado nas festas
Agência Assembleia A nutricionista estética Ana Beatriz Ribeiro foi a entrevistada do programa 'Pautas Femininas', exibido nesta segunda-feira…