03 de setembro de 2025
‘Toda Mulher’ – Psicóloga alerta para os desafios de lidar com a “epidemia de depressão”
Segundo a especialista, a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional

Agência Assembleia
O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta terça-feira (3), destacou o “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio. Para abordar o assunto, a apresentadora Márcia Carvalho conversou com a psicóloga Evelyn Lindholm, que fez um alerta sobre os desafios de lidar com a chamada “epidemia de depressão”.
Segundo a especialista, apenas 9% das pessoas com depressão conseguem, de fato, ter acesso ao tratamento adequado. “Muitas vezes, confundimos a busca por apoio em amigos com tratamento. Mas a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional. As pessoas apresentam sinais de formas diferentes e, muitas vezes, mudam hábitos antes de perceberem que precisam de ajuda”, explicou.
A psicóloga ressaltou que é um equívoco acreditar que falar sobre suicídio pode incentivar o ato. “Quando alguém verbaliza a vontade de se suicidar, não significa que irá fazê-lo. É, na verdade, um pedido de ajuda. O suicídio é o último ato de uma sucessão de fatores que precisam de atenção muito antes”, afirmou.
Entre os principais sinais de alerta, Evelyn explicou que a depressão pode ser percebida quando a pessoa passa a se enxergar de forma muito negativa, olhando para si mesma em um estado ruim. Além disso, tende a acreditar que todos os outros estão bem e felizes, enquanto ela se sente deslocada. Outro ponto é a ausência de perspectiva de futuro, já que muitas pessoas em sofrimento não fazem planos nem conseguem criar expectativas.
Desconfortos emocionais
A especialista também chamou atenção para os quadros de ansiedade, crises de pânico e outros desconfortos emocionais frequentemente deixados de lado. “Não são apenas emoções passageiras. É fundamental compreender que saúde mental não deve ser deixada para depois”, destacou.
Para Evelyn, procurar um especialista é fundamental, já que conversas com amigos, apesar de importantes, partem de experiências pessoais.
“O terapeuta escuta de forma profissional e encaminha para o melhor tratamento. Além disso, a escuta ativa por um profissional é uma alternativa para quem não costuma se abrir no cotidiano”, concluiu a psicóloga, reforçando ainda a importância de manter sempre à mão os contatos de prevenção ao suicídio, como o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Mais notícias
Deputada Dra. Helena Duailibe destaca os 171 anos da Associação Comercial do Maranhão e os 50 anos do Grupo Atlântica
Parlamentar enalteceu a importância da entidade e do grupo empresarial, que muito contribuem para o desenvolvimento econômico e…
Ana do Gás destaca resultados da Operação Impacto no combate ao crime organizado
Parlamentar elogiou o comando do coronel Wallace Amorim, recém-empossado, e o trabalho coordenado pelo secretário de Segurança, Maurício…
Adelmo Soares comemora ampliação do Programa ‘Cuidar dos Olhos’ na sede e em povoados de Caxias
Parlamentar informou que o Governo do Maranhão, por meio da SES, entregou 662 óculos de grau a beneficiários…
Florêncio Neto destaca ações de saúde e obras em Marajá do Sena
Parlamentar anunciou uma grande ação de saúde na área oftalmológica, que beneficiará cerca de 800 moradores
‘Café com Notícias’ aborda as ações do Ministério Público e parceiros no combate ao suicídio no Maranhão
Entrevistado no programa, o promotor de Justiça Marco Aurélio Fonseca informou que, em parceria com outros órgãos e…
Deputado Catulé Júnior cobra retomada de obras de recuperação asfáltica na MA-034
Segundo o parlamentar, os serviços na rodovia, que liga a sede de Caxias ao povoado Baú, foram iniciados…
Helena Duailibe repercute comemorações do 24º BIS e celebra restauração da Igreja de Santo Antônio
A parlamentar participou da cerimônia no Batalhão Duque de Caxias. Ela também destacou a restauração da Igreja Santo…
CCJ dá parecer favorável à MP que cria programa Instituição Legal
De autoria do Poder Executivo, iniciativa tem como objetivo regularizar documentação de entidades que prestam serviços assistenciais à…