03 de setembro de 2025

‘Toda Mulher’ – Psicóloga alerta para os desafios de lidar com a “epidemia de depressão”

Segundo a especialista, a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional

‘Toda Mulher’ – Psicóloga alerta para os desafios de lidar com a “epidemia de depressão”

Jornalista Márcia Carvalho conversou com a psicóloga Evelyn Lindholm, no programa 'Toda Mulher', da TV Assembleia

Agência Assembleia

O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta terça-feira (3), destacou o “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio. Para abordar o assunto, a apresentadora Márcia Carvalho conversou com a psicóloga Evelyn Lindholm, que fez um alerta sobre os desafios de lidar com a chamada “epidemia de depressão”.

Segundo a especialista, apenas 9% das pessoas com depressão conseguem, de fato, ter acesso ao tratamento adequado. “Muitas vezes, confundimos a busca por apoio em amigos com tratamento. Mas a depressão é um quadro clínico crônico que exige diagnóstico e acompanhamento profissional. As pessoas apresentam sinais de formas diferentes e, muitas vezes, mudam hábitos antes de perceberem que precisam de ajuda”, explicou.

A psicóloga ressaltou que é um equívoco acreditar que falar sobre suicídio pode incentivar o ato. “Quando alguém verbaliza a vontade de se suicidar, não significa que irá fazê-lo. É, na verdade, um pedido de ajuda. O suicídio é o último ato de uma sucessão de fatores que precisam de atenção muito antes”, afirmou.

Entre os principais sinais de alerta, Evelyn explicou que a depressão pode ser percebida quando a pessoa passa a se enxergar de forma muito negativa, olhando para si mesma em um estado ruim. Além disso, tende a acreditar que todos os outros estão bem e felizes, enquanto ela se sente deslocada. Outro ponto é a ausência de perspectiva de futuro, já que muitas pessoas em sofrimento não fazem planos nem conseguem criar expectativas.

Desconfortos emocionais

A especialista também chamou atenção para os quadros de ansiedade, crises de pânico e outros desconfortos emocionais frequentemente deixados de lado. “Não são apenas emoções passageiras. É fundamental compreender que saúde mental não deve ser deixada para depois”, destacou.

Para Evelyn, procurar um especialista é fundamental, já que conversas com amigos, apesar de importantes, partem de experiências pessoais.

“O terapeuta escuta de forma profissional e encaminha para o melhor tratamento. Além disso, a escuta ativa por um profissional é uma alternativa para quem não costuma se abrir no cotidiano”, concluiu a psicóloga, reforçando ainda a importância de manter sempre à mão os contatos de prevenção ao suicídio, como o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). 

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios