07 de fevereiro de 2024
‘Toda Mulher’ – Rosa Reis fala sobre Carnaval, tradição e resistência cultural
Cantora, que é coordenadora do Laborarte, falou da história grupo, fundado em 1970 e que ela integra desde 1983
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra do programa
O Carnaval, a tradição e a resistência cultural foram assuntos tratados no programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia, nesta quarta-feira (7). A conversa da jornalista e apresentadora Márcia Carvalho foi com a cantora Rosa Reis, coordenadora do Grupo Laborarte, fundado em 1970 e que ela integra desde 1983.
“Agradeço estar aqui hoje, podendo falar um pouquinho de toda essa nossa história, de toda essa arte, de toda essa cultura, que está embrenhada no meu corpo, dentro de mim”, afirmou Rosa Reis.
A cantora lembrou a trajetória e destacou a abrangência do Laborarte, mais conhecido hoje por ser berço do Cacuriá de Dona Teté. “São muitos anos de trabalho junto ao Laborarte. Eu cheguei participando das oficinas, dos espetáculos e, atualmente, estou na coordenação, trabalhando em várias produções, porque o Laborarte não é só o cacuriá, é a capoeira, o tambor de crioula, o teatro, a dança popular e as oficinas, que mantém viva toda essa história nossa, das nossas tradições”, assinalou.
Rosa Reis falou sobre a convivência com Dona Teté, que conheceu na época em que entrou para o Labrarte e a Mestre da Cultura Popular, já com seus 70 anos, tinha ensinado o elenco do espetáculo “Passos” a tocar caixa e, depois, trabalhou em outras produções. “Eu aprendi muito com ela, não só em nível artístico, mas também de pessoa, ela me ensinou muita coisa. Foi um aprendizado assim fabuloso”, observou, destacando a alegria de estar, hoje, no comando do Cacuriá.
Também lembrou a trajetória de Nelson Brito, que foi fundador e por muitos anos dirigiu o Laborarte. “Nelson foi uma pessoa que também amava tudo o que fazia, a nível de teatro de cultura, e ele foi gestor do Laborarte durante muitos anos. Ele descobriu uma forma de manter o grupo funcionando, sem fechar as portas, que era ter atividades o ano todo”, contou ela referindo-se às produções voltadas ao Carnaval, Semana Santa e São João.
A coordenadora do Laborarte falou também sobre o preconceito que enfrentou por ser mulher, artista e negra e como enfrentou as situações. “A gente tem que ser enérgica também. Várias vezes, eu dei a volta por cima, do meu jeitinho, e enfrentei aquela situação de frente. Hoje, passou. Fico analisando e vejo que as coisas vêm para te enriquecer, somar”, disse.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025
As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…