15 de janeiro de 2025

Tricoterapeuta esclarece sobre as terapias capilares para manutenção da saúde do cabelo

Ela afirmou que qualquer condição que a pessoa esteja sofrendo pode comprometer a saúde capilar e alertou sobre os cuidados que devem ser tomados

Tricoterapeuta esclarece sobre as terapias capilares para manutenção da saúde do cabelo

A apresentadora Lêda Lima conversou com a tricoterapeuta capilar, Lídia Marques, no programa 'Saúde e Bem-Estar', na Rádio Assembleia

Agência Assembleia

O programa “Saúde e Bem-Estar” desta quarta-feira (15), da Rádio Assembleia (96,9 FM), abordou o tema “Saúde do Cabelo”. A apresentadora Lêda Lima conversou sobre o assunto com a tricoterapeuta capilar, Lídia Marques, que falou sobre as terapias capilares e os cuidados que se deve ter para a manutenção de fios saudáveis. Ela esclareceu também sobre a atividade do tricoterapeuta e a origem da palavra.

“O termo ‘trico´ é de origem grega e significa cabelo. A tricologia, que é o estudo do cabelo, é anterior à terapia capilar.  O tricoterapeuta trabalha muito forte os termos respeito e estudo. Então precisamos respeitar a saúde do cabelo e do couro cabeludo. E precisamos estudar sempre para seguir a carreira e melhorar continuamente”, enfatizou.

Com relação à saúde dos cabelos, a tricoterapeuta afirmou que qualquer condição que a pessoa esteja sofrendo pode comprometer a saúde capilar. “Então, por exemplo, se uma pessoa tiver uma febre muito alta, esse problema pode comprometer também a saúde do seu cabelo”, disse.

Sobre queda de cabelos, Lídia Marques afirmou que perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia é normal. “Mas cada pessoa sabe quando a queda está excessiva. Sintoma de que algo está errado. E nesse momento o profissional entra em ação com os cuidados necessários nesses processo”, acrescentou.

Segundo ela, além de febre muito alta, também provocam queda de cabelo o estresse e viroses, como a Covid-19, por exemplo. Queda muito intensa também pode ser nutrição inadequada, entre outros fatores. Já a queda silenciosa é ligada aos ciclos hormonais, que a pessoa não percebe, mas que é normal acontecer”, explicou.

Vitaminas

A tricoterapeuta advertiu quanto ao uso indiscriminado de vitaminas para evitar a queda de cabelos. “É preciso que uma consulta anteceda o uso de vitaminas para os cabelos, de forma que a pessoa seja bem orientada quanto ao uso. Não se deve tomar essas vitaminas indiscriminadamente, pois tudo em excesso é prejudicial. É preciso seguir sempre a orientação de um profissional”, advertiu.

Sobre a presença de caspas no couro cabeludo, Lídia Marques explicou que é um problema comum e que há vários graus de acometimento. “É um fenômeno que acontece devido à descamação no couro cabeludo, o que é causada, geralmente, por fungos. Precisa ser cuidada. Não existe shampoo anticaspa, isso é só marketing. É preciso fazer assepsia no couro cabeludo sob a orientação de um profissional”, assinalou.

A tricoterapeuta discorreu também sobre a terapia capilar e os procedimentos que devem ser adotados.

“É preciso ouvir a história da pessoa e analisar, a olho nu, o seu cabelo. Depois, a gente vai para o microscópio e faz a análise. Em seguida, fazemos o prognóstico e definimos o processo de tratamento. Tem casos que basta uma consulta e orientação, e outros que exigem um tratamento mais demorado”, explicou.

Tinturas

Por fim, Lídia Marques fez recomendações quanto ao uso de tinturas nos cabelos. “Se embelezar faz bem e todo muito gosta, além de melhorar a autoestima, mas precisamos ter cuidados com essas tinturas. Muitas pessoas compram o produto e elas próprias fazem a aplicação em casa. Nesse caso, o erro é maior porque elas não têm o conhecimento técnico e podem causar um dano no cabelo. O certo é procurar um profissional para orientar e fazer a aplicação”, concluiu.

Mais notícias

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú

Catulé Júnior prevê avanço histórico no turismo maranhense com nova administração do aeroporto de Barreirinhas

Segundo o deputado, a concessionária deverá investir mais de R$ 58 milhões na modernização e adaptação do terminal…

Adelmo Soares destaca avanços do governo e elogia liderança da presidente Iracema Vale

Segundo ele, as ações do Governo do Estado têm promovido mudanças concretas em diferentes regiões

Florêncio Neto destaca início de obras de terminal em Olho d’Água das Cunhãs

Demanda é uma antiga reivindicação dos moradores da região

‘Café com Notícias’ debate avanços no tratamento do HIV e reforça importância da conscientização, prevenção e tratamento

Mais de 27 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença no Maranhão desde 1988, o que, segundo a…

Osmar Filho leva ações de saúde a Penalva e Viana

Ações incluíram consultas e exames oftalmológicos, encaminhamentos cirúrgicos e escolha de óculos, além de atendimentos com clínico geral…

‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno

Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões

Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo

O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…