15 de janeiro de 2025

Tricoterapeuta esclarece sobre as terapias capilares para manutenção da saúde do cabelo

Ela afirmou que qualquer condição que a pessoa esteja sofrendo pode comprometer a saúde capilar e alertou sobre os cuidados que devem ser tomados

Tricoterapeuta esclarece sobre as terapias capilares para manutenção da saúde do cabelo

A apresentadora Lêda Lima conversou com a tricoterapeuta capilar, Lídia Marques, no programa 'Saúde e Bem-Estar', na Rádio Assembleia

Agência Assembleia

O programa “Saúde e Bem-Estar” desta quarta-feira (15), da Rádio Assembleia (96,9 FM), abordou o tema “Saúde do Cabelo”. A apresentadora Lêda Lima conversou sobre o assunto com a tricoterapeuta capilar, Lídia Marques, que falou sobre as terapias capilares e os cuidados que se deve ter para a manutenção de fios saudáveis. Ela esclareceu também sobre a atividade do tricoterapeuta e a origem da palavra.

“O termo ‘trico´ é de origem grega e significa cabelo. A tricologia, que é o estudo do cabelo, é anterior à terapia capilar.  O tricoterapeuta trabalha muito forte os termos respeito e estudo. Então precisamos respeitar a saúde do cabelo e do couro cabeludo. E precisamos estudar sempre para seguir a carreira e melhorar continuamente”, enfatizou.

Com relação à saúde dos cabelos, a tricoterapeuta afirmou que qualquer condição que a pessoa esteja sofrendo pode comprometer a saúde capilar. “Então, por exemplo, se uma pessoa tiver uma febre muito alta, esse problema pode comprometer também a saúde do seu cabelo”, disse.

Sobre queda de cabelos, Lídia Marques afirmou que perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia é normal. “Mas cada pessoa sabe quando a queda está excessiva. Sintoma de que algo está errado. E nesse momento o profissional entra em ação com os cuidados necessários nesses processo”, acrescentou.

Segundo ela, além de febre muito alta, também provocam queda de cabelo o estresse e viroses, como a Covid-19, por exemplo. Queda muito intensa também pode ser nutrição inadequada, entre outros fatores. Já a queda silenciosa é ligada aos ciclos hormonais, que a pessoa não percebe, mas que é normal acontecer”, explicou.

Vitaminas

A tricoterapeuta advertiu quanto ao uso indiscriminado de vitaminas para evitar a queda de cabelos. “É preciso que uma consulta anteceda o uso de vitaminas para os cabelos, de forma que a pessoa seja bem orientada quanto ao uso. Não se deve tomar essas vitaminas indiscriminadamente, pois tudo em excesso é prejudicial. É preciso seguir sempre a orientação de um profissional”, advertiu.

Sobre a presença de caspas no couro cabeludo, Lídia Marques explicou que é um problema comum e que há vários graus de acometimento. “É um fenômeno que acontece devido à descamação no couro cabeludo, o que é causada, geralmente, por fungos. Precisa ser cuidada. Não existe shampoo anticaspa, isso é só marketing. É preciso fazer assepsia no couro cabeludo sob a orientação de um profissional”, assinalou.

A tricoterapeuta discorreu também sobre a terapia capilar e os procedimentos que devem ser adotados.

“É preciso ouvir a história da pessoa e analisar, a olho nu, o seu cabelo. Depois, a gente vai para o microscópio e faz a análise. Em seguida, fazemos o prognóstico e definimos o processo de tratamento. Tem casos que basta uma consulta e orientação, e outros que exigem um tratamento mais demorado”, explicou.

Tinturas

Por fim, Lídia Marques fez recomendações quanto ao uso de tinturas nos cabelos. “Se embelezar faz bem e todo muito gosta, além de melhorar a autoestima, mas precisamos ter cuidados com essas tinturas. Muitas pessoas compram o produto e elas próprias fazem a aplicação em casa. Nesse caso, o erro é maior porque elas não têm o conhecimento técnico e podem causar um dano no cabelo. O certo é procurar um profissional para orientar e fazer a aplicação”, concluiu.

Mais notícias

Creche-Escola Sementinha encerra Semana Pedagógica com discussões sobre Inteligência Artificial e Gestão Emocional

Ao longo desta semana, foram trabalhados temas com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas salas…

‘Em Discussão’: Socorro Araújo enaltece o potencial econômico do turismo e investimentos em obras, qualificação e no Carnaval

Secretária destacou o trabalho que está sendo realizado com comunidades para o fortalecimento do turismo no estado e…

Recorde histórico de movimentação do Porto do Itaqui é tema do ‘Diário da Manhã’ desta sexta-feira

De acordo com a presidente do complexo portuário, Oquerlina Costa, em 2025, o terminal maranhense atingiu um novo…

Júnior Cascaria entrega cestas básicas e equipamentos esportivos em Peritoró

A iniciativa do deputado reforça seu compromisso com a promoção da cidadania, a inclusão social e o incentivo…

Os 40 anos do Carnaval de rua da Máquina de Descascar’Alho são destaque no  ‘Café com Notícias’

A história e importância desse tradicional bloco popular, que tem a irreverência como característica principal, foram tema da…

‘Café com Notícias’ – Educadora financeira mostra como ter equilíbrio no orçamento e viver sem ‘apertos’

Núbia Sousa alertou, no programa, que 70% das famílias do País estão endividadas, deu dicas de consumo consciente…

Autor da Lei do Primeiro Emprego para a Enfermagem, deputado Catulé Júnior celebra sanção com o Coren-MA

A Lei nº 12.779/2026 fixa a inserção de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, com até dois anos…

‘Diário da Manhã’ aborda combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo no Maranhão

Atuação do TRT-MA e parceiros tem possibilitado o aumento das denúncias e de trabalhadores resgatados, segundo a juiz…