15 de janeiro de 2025

Tricoterapeuta esclarece sobre as terapias capilares para manutenção da saúde do cabelo

Ela afirmou que qualquer condição que a pessoa esteja sofrendo pode comprometer a saúde capilar e alertou sobre os cuidados que devem ser tomados

Tricoterapeuta esclarece sobre as terapias capilares para manutenção da saúde do cabelo

A apresentadora Lêda Lima conversou com a tricoterapeuta capilar, Lídia Marques, no programa 'Saúde e Bem-Estar', na Rádio Assembleia

Agência Assembleia

O programa “Saúde e Bem-Estar” desta quarta-feira (15), da Rádio Assembleia (96,9 FM), abordou o tema “Saúde do Cabelo”. A apresentadora Lêda Lima conversou sobre o assunto com a tricoterapeuta capilar, Lídia Marques, que falou sobre as terapias capilares e os cuidados que se deve ter para a manutenção de fios saudáveis. Ela esclareceu também sobre a atividade do tricoterapeuta e a origem da palavra.

“O termo ‘trico´ é de origem grega e significa cabelo. A tricologia, que é o estudo do cabelo, é anterior à terapia capilar.  O tricoterapeuta trabalha muito forte os termos respeito e estudo. Então precisamos respeitar a saúde do cabelo e do couro cabeludo. E precisamos estudar sempre para seguir a carreira e melhorar continuamente”, enfatizou.

Com relação à saúde dos cabelos, a tricoterapeuta afirmou que qualquer condição que a pessoa esteja sofrendo pode comprometer a saúde capilar. “Então, por exemplo, se uma pessoa tiver uma febre muito alta, esse problema pode comprometer também a saúde do seu cabelo”, disse.

Sobre queda de cabelos, Lídia Marques afirmou que perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia é normal. “Mas cada pessoa sabe quando a queda está excessiva. Sintoma de que algo está errado. E nesse momento o profissional entra em ação com os cuidados necessários nesses processo”, acrescentou.

Segundo ela, além de febre muito alta, também provocam queda de cabelo o estresse e viroses, como a Covid-19, por exemplo. Queda muito intensa também pode ser nutrição inadequada, entre outros fatores. Já a queda silenciosa é ligada aos ciclos hormonais, que a pessoa não percebe, mas que é normal acontecer”, explicou.

Vitaminas

A tricoterapeuta advertiu quanto ao uso indiscriminado de vitaminas para evitar a queda de cabelos. “É preciso que uma consulta anteceda o uso de vitaminas para os cabelos, de forma que a pessoa seja bem orientada quanto ao uso. Não se deve tomar essas vitaminas indiscriminadamente, pois tudo em excesso é prejudicial. É preciso seguir sempre a orientação de um profissional”, advertiu.

Sobre a presença de caspas no couro cabeludo, Lídia Marques explicou que é um problema comum e que há vários graus de acometimento. “É um fenômeno que acontece devido à descamação no couro cabeludo, o que é causada, geralmente, por fungos. Precisa ser cuidada. Não existe shampoo anticaspa, isso é só marketing. É preciso fazer assepsia no couro cabeludo sob a orientação de um profissional”, assinalou.

A tricoterapeuta discorreu também sobre a terapia capilar e os procedimentos que devem ser adotados.

“É preciso ouvir a história da pessoa e analisar, a olho nu, o seu cabelo. Depois, a gente vai para o microscópio e faz a análise. Em seguida, fazemos o prognóstico e definimos o processo de tratamento. Tem casos que basta uma consulta e orientação, e outros que exigem um tratamento mais demorado”, explicou.

Tinturas

Por fim, Lídia Marques fez recomendações quanto ao uso de tinturas nos cabelos. “Se embelezar faz bem e todo muito gosta, além de melhorar a autoestima, mas precisamos ter cuidados com essas tinturas. Muitas pessoas compram o produto e elas próprias fazem a aplicação em casa. Nesse caso, o erro é maior porque elas não têm o conhecimento técnico e podem causar um dano no cabelo. O certo é procurar um profissional para orientar e fazer a aplicação”, concluiu.

Mais notícias

Feiras Maranhense e Nordestina da Agricultura Familiar são tema do programa ‘Em Discussão’

Os eventos acontecem até este sábado (29), na Lagoa da Jansen, com a participação de 330 expositores de…

Plenário aprova PL que institui o Dia Estadual do Pesquisador Científico

Data alusiva ao profissional deve ser comemorada todo 18 de novembro no Maranhão, segundo o Projeto de Lei,…

Alema aprova PL que institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Transtorno Obsessivo-Compulsivo no Maranhão

Projeto de Lei, que segue para sanção governamental, visa ampliar o conhecimento da população sobre essas condições de…

Menopausa em foco: informação, liberdade e redescoberta marcam diálogo no ‘Toda Mulher’

Médica ressaltou que a menopausa não deve ser encarada como o fim, mas como transformação

Plenário aprova PL que institui ‘Dia Estadual do Pesquisador Científico’

Objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais dedicados à produção e à difusão do conhecimento científico, tecnológico e…

Solange Almeida celebra conquistas históricas da educação de Igarapé do Meio

Segundo a parlamentar, o município apresentou resultados expressivos na área após a implementação de políticas públicas

Dra. Vivianne frisa importância de lei que obriga impressão do número do IMEI em notas fiscais de celulares

IMEI é um número único que funciona como uma espécie de “chassi” do celular

Eric Costa critica serviço de abastecimento de água em Barra do Corda

Parlamentar pontuou que muitas famílias barra-cordenses são penalizadas com sistema de cobrança da Caema