23 de maio de 2025
TV Assembleia lança documentário sobre vida e legado de Frei Antônio Sinibaldi
Produção narra a trajetória do frei italiano que chegou ao Maranhão em 1968

Agência Assembleia
A TV Assembleia do Maranhão, por meio do Núcleo de Documentários da emissora, lança, nesta sexta-feira (23), o documentário “Frei Antônio Sinibaldi: o legado da caridade”, dirigido pela jornalista Márcia Carvalho, coordenadora do Núcleo.
A produção narra a trajetória do frei italiano que chegou ao Maranhão em 1968, assumindo inicialmente a Paróquia de São Francisco, na cidade de Bom Jardim. Em 1971, foi transferido para São Luís, onde passou a responder pela mesma paróquia, no bairro São Francisco.

Frei Antônio Sinibaldi nasceu em 1937, na cidade de Segni, Itália. Ainda menino, ingressou no seminário de Fossanova (lugar onde Santo Tomás de Aquino viveu seus últimos dias) e foi ordenado sacerdote em 1962, na Igreja do Sagrado Coração, na Praça Navona, em Roma.
Em São Luís, dedicou-se especialmente às pessoas mais vulneráveis — crianças em situação de rua e mulheres em contexto de prostituição —, desenvolvendo, com apoio de voluntários da comunidade católica, um relevante trabalho social. Na década de 1980, fundou um centro de apoio conhecido como Obras Sociais, que oferece serviços nas áreas da saúde, capacitação profissional e educação para famílias do bairro.
Muito ligado à juventude, Frei Antônio protagonizou um dos episódios mais marcantes de sua vida no dia 7 de setembro de 1987. Durante um passeio com 16 jovens até a Ilha do Medo — no perigoso boqueirão onde o rio Mearim deságua no mar — a embarcação em que estavam virou. Frei Antônio salvou todos os jovens, mas não conseguiu se salvar. Cumpriu, assim, o que dissera na noite anterior: “Pelos jovens, eu daria a minha vida.”

Além de resgatar essa história de doação e fé, o documentário revela que, segundo diversos testemunhos, Frei Antônio continua a interceder por aqueles que o procuram. Há relatos de graças alcançadas e até de milagres atribuídos à sua intercessão. A Arquidiocese de São Luís analisa atualmente um processo de beatificação. Também há um pedido encaminhado ao Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais para o início do processo de canonização — o que poderá torná-lo o primeiro santo que viveu no Maranhão no século XX.
A produção do documentário surgiu a partir de um pedido da Associação dos Amigos de Frei Antônio Sinibaldi à direção da TV Assembleia do Maranhão. O professor Mario Cella, amigo de Frei Antônio e defensor de sua canonização, representou a comunidade da Igreja na colaboração com a equipe de produção.
O filme utiliza imagens geradas com apoio de inteligência artificial, que ajudam a enriquecer a narrativa e facilitar a compreensão do conteúdo. A direção de fotografia é assinada por Jânio Ferreira e Magno Parker; as imagens são de Luiz Fernando Wolf, além de material cedido pelo Museu do Audiovisual do Maranhão (Mavam) e pela Ordem dos Frades Menores Conventuais. A edição e finalização foram realizadas por Júnior Draw e Alberth Moreira.
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…