15 de maio de 2024

TV Assembleia resgata história da Escola de Música Lilah Lisboa no documentário “EMEM 50 anos”

Produção, que teve estreia nesta quarta-feira (15), é fruto de uma parceria entre a instituição e a Assembleia Legislativa, por meio da emissora

TV Assembleia resgata história da Escola de Música Lilah Lisboa no documentário “EMEM 50 anos”

Professora Rose Fontoura toca piano e dá seu depoimento sobre a Escola de Música

Clique aqui e assista à íntegra de “EMEM 50 Anos”

Agência Assembleia

O documentário “EMEM 50 anos”, produzido pela TV Assembleia, resgata a trajetória de cinco décadas de história da  Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM). A produção, que teve estreia nesta quarta-feira (15), na emissora, é fruto de uma parceria entre a instituição e a Assembleia Legislativa do Maranhão. 

“EMEM 50 Anos” traz diferenciais que marcam pelo cuidado e preciosismo. Um deles é a trilha sonora original, composta por Joaquim Santos, professor e ex-aluno da EMEM, com execução primorosa do grupo Combo 363, formado por professores, alunos e diretores da escola. 

“A TV Assembleia mais uma vez se supera com essa produção de excelência, caprichada e fruto de muita dedicação da equipe. Estamos muito felizes em poder contar para o público a história da Escola de Música Lilah Lisboa, instituição tão marcante e importante para a cultura maranhense. Iniciativas como essa só são possíveis porque recebemos todo o apoio e incentivo da presidente do Parlamento, deputada Iracema Vale (PSB)”, ressaltou a diretora de Comunicação da Alema, Jacqueline Heluy. 

Sob o comando do subdiretor de Rádio e TV da Casa, Juraci Filho, a equipe do documentário reúne profissionais de primeira linha. “EMEM 50 Anos” tem direção conjunta da jornalista Márcia Carvalho e da cineasta Maria Thereza Soares; direção de fotografia de Luiz Fernando Wolf; imagens adicionais de Leomagno Sousa, com edição e finalização de Alberth Moreira. O roteiro é assinado por Márcia Carvalho.

“É um resgate da história da instituição que ao longo de cinco décadas formou profissionais e cidadãos, além de revelar talentos da música maranhense. O documentário reúne professores, ex-professores, diretores, ex-diretores, ex-alunos e funcionários, personagens que participaram de momentos diferentes da Escola de Música, desde a primeira sede, na Avenida João Pessoa, a conhecida Casa da Águia, até os dias de hoje, na Rua da Estrela”, ressaltou Márcia Carvalho. 

Na trilha sonora, também, sucessos da música brasileira e clássicos internacionais, com a participação do professor de canto Carlos Magno Berrêdo, das pianistas Rose Meri de Santana e Ana Neuza Borges, que também relatam histórias sobre a EMEM; dos alunos da Banda Sinfônica Tomás de Aquino Leite, regida pelo professor Jairo Moraes; dos cantores e compositores Josias Sobrinho e Helton Borges.

A produção conta, ainda, com a contribuição do professor Simão Pedro, do violonista e ex-professor João Pedro Borges, da professora aposentada Lisiane Nina, do cantor Sérgio Habibe, dos servidores Giselda Oliveira Pires e Leonilson S. Ferreira, dos ex-diretores Antônio Padilha, Raimundo Luís Ribeiro e Roberto Brandão, do coordenador artístico Fernando de Carvalho e do diretor-geral da EMEM, Daniel Cavalcante.

Fachada da Escola de Música Lilah Lisboa é mostrada logo no início do documentário

Exibição

Antes da estreia, o documentário foi exibido durante a programação organizada pela Escola de Música que abriu as celebrações do meio século de história da instituição, na noite desta terça-feira (14), no Teatro Arthur Azevedo. 

A equipe do Complexo de Comunicação da Alema prestigiou a noite de comemoração, que foi embalada pela apresentação de alunos, professores e grupos que fazem parte da EMEM.

Mais notícias

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…

‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal

Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…

Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses

A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…