12 de abril de 2024
‘Diário da Manhã’ – Professor explica processo de migração de rádios AM para FM
Carlos Benalves, radialista e docente da UFMA, falou sobre demora no processo de migração das emissoras de Amplitude Modulada para a Frequência Modulada
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
O radialista e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Carlos Benalves, explicou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (12), a demora no processo de migração das rádios de Amplitude Modulada (AM) para a Frequência Modulada (FM), principalmente no Maranhão. A mudança deveria ter sido concluída no final do ano passado.
O especialista disse, no bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que o processo de migração dessas emissoras para Frequência Modulada começou há 10 anos, com um decreto que definiu as regras para a “extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local” – ou seja, das transmissões em AM – até 31 de dezembro de 2023. Ele reforçou, ainda, que quem já deu entrada nos processos deve sacramentar a migração nas próximas semanas ou meses, a exemplo da Rádio Timbira, do Governo do Estado.
“O rádio AM é muito tradicional, o ouvinte tem uma relação de proximidade, e, por ter mais de 100 anos e ser a primeira grande mídia de massa, foi moldando os nossos hábitos. Agora, é uma mudança cultural, a AM focava na voz falada e no jornalismo, com a FM ficando mais na música, por questão de mercado. Pesquisas mostram que a FM tem menos espaço para voz e, agora, quem era da AM concorrerá em outro mercado, por isso tem reduzido o espaço de jornalismo, mas o rádio é a mídia mais adaptável”, destacou.
Outro ponto levantado pelo professor é que o acesso à internet ainda é muito ruim ou não existe, até mesmo das grandes cidades, limitando a veiculação das programações nas mídias digitais.
“Na internet, o acesso ainda é muito limitado, muito precário, principalmente nas cidades pequenas ou até mesmo nas cidades grandes. Mas o rádio, por ser essa a mídia mais adaptável, vai superar o fechamento de mercado de trabalho por conta da inteligência artificial, novas funções vão aparecer”, observou.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar