22 de abril de 2024

‘Café com Notícias’ – Urologista Eduardo Dantas alerta sobre câncer de testículo

Médico ressaltou importância do homem buscar o médico, como forma de prevenção, e também fazer o autoexame

‘Café com Notícias’ – Urologista Eduardo Dantas alerta sobre câncer de testículo

Médico urologista Eduardo Dantas com a jornalista e apresentadora Elda Borges

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O urologista Eduardo Dantas, do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), foi o convidado do programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (22). Na conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, o médico falou sobre o câncer de testículo, que é raro e representa percentual de 1% entre os tumores que acometem o homem.

“O câncer de testículo acaba sendo incomum, é um pouco raro e mais frequente entre 15 e 35 anos, uma idade bem ativa sexualmente e também socialmente”, ressaltou.

De acordo com o médico, esse tipo de câncer traz muitos impactos para a vida do paciente, sendo um dos principais a infertilidade. “Como no tratamento a gente realiza a orquiectomia, que é retirada do testículo, e quem produz os espermatozóides são os testículos, acaba que a gente tem um comprometimento da fertilidade desse paciente”, observou, afirmando que, nesses casos, a orientação é fazer a criopreservação ou o congelamento de sêmen antes do procedimento.

O médico também ressaltou a importância de incentivar o homem a buscar o consultório médico como forma de prevenção a doenças. “Foi pensando nisso que a Sociedade Brasileira de Urologia desenvolveu essa campanha Abril Lilás, no intuito de conscientizar a população sobre o câncer de testículo”, disse.

O urologista Eduardo Dantas assinalou, ainda, que é imprescindível conhecer o corpo e fazer o autoexame. “Os pacientes devem se autoexaminar, tocar o testículo, ver se tem alguma alteração, algum caroço, um aumento desproporcional de um testículo em relação ao outro. E, se houver alguma alteração, procurar um urologista o mais rápido possível”, afirmou.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar