26 de abril de 2024
‘Café com Notícias’ aborda Simulação de Comitês Econômicos, Sociais e da ONU em SL
Estudantes de Comunicação Social, Nicole Correa e Ranaisy Santos estão à frente da iniciativa, que tem edição nesta sexta-feira (26), em São Luís

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
A democratização do acesso à informação sobre às simulações realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi abordada pelas estudantes de Comunicação Social Nicole Correa e Ranaisy Santos, no programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (26), na TV Assembleia.
Elas estão à frente do projeto Simulação de Comitês Econômicos, Sociais e da ONU (CESONU), que tem edição nesta sexta-feira (26), em São Luís. “O grupo existe desde dezembro de 2022. Só que a gente tem todo um processo de planejamento até a conferência em si, porque ela ocorre no modelo de Congresso, igual à da ONU. Então, a gente tem uns seis meses de preparação até ter a conferência”, relatou Nicole Correa.
A ideia se consolida atualmente, buscando ampliar a participação dos jovens de escolas públicas nas simulações. “A gente quis democratizar por ver que muitas pessoas gostam, quem entra não sai, e a gente queria que outras pessoas também tivessem essa experiência que nós temos”, afirmou Ranaisy Santos.
A iniciativa deu tão certo que o número de participantes inscritos dobrou da edição passada para esta. Foram 80 jovens no ano passado e serão 160 neste ano. Um dos diferenciais, segundo elas, é a inscrição mais barata e acessível. No ano passado, o valor foi R$ 45,00 e neste ano, R$ 50,00, sendo que elas já estão planejando trabalhar também com a isenção desse pagamento a partir de alguns critérios.
“As oportunidades são imensas, você consegue desenvolver muitas habilidades ali, só entrando na simulação e participando. Você acaba entrando em contato direto com quem tem sonhos, às vezes, maiores que os seus e te inspira a continuar”, observou Nicole Correa.
As estudantes também relataram que o maranhense é reconhecido por ser bom nesse segmento. “Não é conhecido, mas a cultura de simulação aqui no Maranhão é forte, só não era democratizado”, afirmou Ranaisy Santos. “A gente está criando novas potências para continuar impressionando lá fora”, complementou Nicole Correa.
O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…
Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…
Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025
As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…
Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025
Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se…
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…