05 de maio de 2024
Médica trata sobre cuidados com a primeira infância no programa ‘Mais Saúde’
Pediatra Wanda Andrade abordou os principais exames, alimentação e vacinação. Programa também falou de doenças oftalmológicas

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra do programa
A médica pediatra Wanda Andrade foi entrevistada no programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (5), pela TV Assembleia. Na conversa, a profissional da saúde falou sobre os principais cuidados que os pais devem ter com os filhos na primeira infância e abordou outros temas.
Sobre os primeiros cuidados, a médica destacou que devem começar antes mesmo do nascimento. “Ainda na barriga da mamãe, o bebê deve receber uma alimentação saudável, as mães devem fazer atividade física e, ao nascer, devem ser feitos exames de triagem, entre os quais o Teste do Pezinho”, frisou a médica.
Ela destacou a importância do teste, que é responsável por rastrear algumas doenças. “Quando estas doenças não são detectadas precocemente, podem manifestar sintomas já muito graves”, alertou a profissional. Além do Teste do Pezinho, devem ser feitos ainda os exames de triagem do olhinho, para verificar a saúde ocular e Teste do Ouvidinho, que apura a audição da criança.
Na entrevista, a médica falou ainda sobre a importância da vacinação, da amamentação, a introdução de novos alimentos, além das fases do desenvolvimento infantil no que diz respeito à fala e equilíbrio.
Sobre a exposição das crianças às telas – de celulares e TVs -, a médica fez um alerta. “É algo que preocupa bastante, pois influencia muito no desenvolvimento cognitivo e, principalmente, social da criança que tende a interagir menos com outras crianças. Além de favorecer o sedentarismo e doenças neurológicas e psicossomáticas”, ponderou a pediatra Wanda Andrade.
Mais temas
No programa, a médica oftalmologista Ráysa Hellen também esclareceu dúvidas sobre glaucoma e pterígio, esta última popularmente conhecida como “carne no olho”.
“Costumo falar para meus pacientes que é a carne do trabalhador. Geralmente, são pessoas que se expõem muito ao sol e aí causa essa carnezinha, que causa uma inflamação no olho, deixa o olho vermelho, deixa a visão embaçada, dá lacrimejamento”, reforçou sobre o pterígio.
O programa ‘Mais Saúde’, apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…