04 de maio de 2024

‘Maranhão no Campo’ aborda vacinação contra a febre aftosa e a brucelose no estado

Programa recebeu a fiscal agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Margarida Prazeres

‘Maranhão no Campo’ aborda vacinação contra a febre aftosa e a brucelose no estado

Margarida Prazeres, fiscal agropecuário da AGED, com o apresentador Mário Porto Foto: Biaman Prado/ Agência Assembleia

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

A campanha de vacinação contra a febre aftosa e a imunização contra a brucelose foram temas da entrevista da edição do programa ‘Maranhão no Campo’, neste sábado (4), na TV Assembleia. O apresentador Mário Porto recebeu a fiscal agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Margarida Prazeres.

Durante a entrevista, Margarida Prazeres destacou que esta é a última etapa de um trabalho desenvolvido durante décadas e que tornará o Maranhão livre de febre aftosa sem vacinação. “Para receber a certificação de zona livre é necessário um processo que está em curso e, agora, estamos aptos a retirar essa vacina”, destacou a fiscal agropecuário sobre a certificação nacional de zona livre de aftosa sem vacinação, que o Maranhão recebeu no dia 2 de maio, por meio de portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ela frisou o engajamento do setor privado para esta conquista, destacando o comprometimento dos criadores. “O produtor é o principal vigilante neste processo, vamos tirar a vacina, que é o principal mecanismo de proteção, mas vamos substituir por outro, que é a vigilância”.

Segundo Margarida Prazeres, mais de 80% do país, em maio de 2025, deverá estar nesta condição de zona livre sem vacinação contra a febre aftosa.

Brucelose

Margarida Prazeres também ressaltou a importância da vacinação do rebanho contra a brucelose. “O produtor deverá levar a comprovação da vacinação das bezerras contra a brucelose. Precisamos fazer uma grande notificação de todas as práticas de defesa do rebanho que estão sendo executadas nas propriedades rurais”, ressaltou Margarida Prazeres.

Ela ressaltou que, diferente da imunização contra a aftosa, a brucelose não tem um mês específico para acontecer, mas que a medição do percentual de vacinação é feita pela AGED semestralmente. “Tem uma idade específica para vacinar e são imunizadas somente fêmeas bovinas, além disto, a aplicação das doses é feita por um médico veterinário. Com a vacina aplicada, o produtor deve comprová-la junto à AGED”, explicou.  

O programa Maranhão no Campo vai   ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios