09 de maio de 2024
Zé Inácio destaca visita de Carlos Brandão a Lula em Brasília
Zé Inácio também ressaltou as ações do governo federal no Maranhão, que passou a receber, a partir de janeiro do ano passado, início do governo do presidente Lula, uma grande atenção da União
Texto e foto / Agência Assembleia
O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Zé Inácio (PT), destacou, em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (9), a visita que o governador Carlos Brandão fez ao presidente Lula, na última terça-feira (8), em Brasília (DF). Para o parlamentar, a visita, para além de uma reunião protocolar, foi o encontro de dois aliados e parceiros políticos.
“Não foi simplesmente uma reunião protocolar, porque se trata de dois amigos, aliados, parceiros políticos que, em primeiro momento, foram discutir agendas, ações em favor do desenvolvimento, principalmente do Maranhão. E nessa ocasião, reiteraram as parcerias como aliados que foram na eleição passada”, salientou o parlamentar.
Zé Inácio também ressaltou as ações do governo federal no Maranhão, que passou a receber, a partir de janeiro do ano passado, início do governo do presidente Lula, uma grande atenção da União, com a vinda de cerca de 20 ministros ao estado. “Além disto, o governador foi agradecer pelas casas entregues, recentemente, em Chapadinha, pela BR-226, que foi entregue, pelo nível de investimento que está previsto a ser investido aqui no Maranhão com o novo PAC: R$ 94 bilhões”, assinalou Zé Inácio.
Em sua fala, o deputado ressaltou os avanços do governo federal no que diz respeito ao aumento da taxa de empregos, controle da inflação e no preço dos itens da cesta básica. Zé Inácio destacou, também, a retomada do Brasil como uma das maiores economias do mundo. Ele também citou os investimentos do governo federal no Maranhão em diversas áreas, como educação, saúde e infraestrutura, sendo, por exemplo, segundo ele, 164 ações concretas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) somente na área da saúde. O parlamentar também se referiu à valorização do Brasil por outros países.
“No governo passado, o Brasil sequer era respeitado como um país, porque, praticamente, não se tinha relações exteriores. E o presidente Lula não só resgatou isso, mas com a reconstrução do Brasil, a retomada da economia, geração de emprego, o Brasil retoma um outro patamar e passa a entrar no rol das maiores economias do mundo, ou seja, deve chegar a ser a nona economia do mundo”, destacou.
Apartes
O líder do governo da Assembleia, deputado Neto Evangelista (União Brasil), parabenizou o deputado Zé Inácio por ter levado o tema da visita do governador Brandão à tribuna. “O governador Carlos Brandão mostra o quanto é um estadista. Aquele que está à frente do governo estadual e depende de parcerias com o governo federal. Que precisa ir além das transferências constitucionais obrigatórias. O governador Carlos Brandão tem conseguido fazer essa aproximação com o presidente da República, e o presidente da República tem retribuído com o trabalho do governador Carlos Brandão”, destacou Neto Evangelista.
Para o deputado Júlio Mendonça (PCdoB), os investimentos do governo federal no Maranhão têm alcançado quem mais precisa. O deputado salientou a questão dos sistemas de abastecimento de água na zona rural e os baixos indicadores de saneamento, principalmente nos bairros periféricos e, também, na zona rural dos pequenos municípios. “Com seu apoio, o presidente Lula dá uma demonstração, com a vinda dos ministros, dos novos investimentos para estes setores, como mais uma ação afirmativa de resgate dos indicadores de pobreza do nosso estado. É inconteste que o Maranhão precisa muito do governo Lula”, disse Júlio Mendonça.
O deputado Jota Pinto (Podemos) também teceu comentários sobre o encontro entre Brandão e Lula. “Eu sei que essa relação do governo estadual com o federal incomoda muita gente, mas nós queremos é que essa relação seja mais próxima, para que nós possamos trazer mais benefícios para o Maranhão”, disse Jota Pinto.
O deputado Francisco Nagib (PSB) ressaltou, em seu aparte, que, em mais de dez anos de vida pública, nunca tinha visto um presidente da República valorizar tanto um estado como o faz Lula em relação ao Maranhão. “Quantos ministros maranhenses temos hoje dentro do governo Lula? Qualquer coisa que acontece aqui, o nosso presidente manda seus ministros, seja em ocasiões de enchentes ou pontes, ou estradas rompidas. O presidente sempre tem feito isso, com muita gratidão à votação que ele teve aqui no Maranhão”, frisou.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios