15 de maio de 2024

Deputados reafirmam trabalho da Comissão de Educação em defesa do pagamento dos precatórios aos professores

Os parlamentares destacaram o esforço do governador Carlos Brandão para assegurar essa conquista aos profissionais da educação do estado

Deputados reafirmam trabalho da Comissão de Educação em defesa do pagamento dos precatórios aos professores

Deputados Rafael, Roberto Costa e Neto Evangelista defenderam o trabalho da Comissão de Educação da Alema em favor do professores

Os deputados Rafael (PSB), Roberto Costa (MDB) e Neto Evangelista (União Brasil) defenderam, na sessão plenária desta quarta-feira (15), o posicionamento da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão em favor do pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores da rede estadual de ensino.

O primeiro a se pronunciar sobre o assunto foi o deputado Rafael. Ele destacou o esforço do governador Carlos Brandão para assegurar mais uma conquista dos profissionais do Subgrupo Magistério, que esperavam há anos por esse grande momento.

“O pagamento desses precatórios é uma vitória não apenas para esses profissionais, mas também para a educação do Maranhão”, enfatizou deputado Rafael. Ele observou também que é do interesse do governador Carlos Brandão que esse dinheiro chegue logo na conta bancária dos professores o mais rapidamente possível.

“Tanto que o Governo já começou a fazer os pagamentos. O Governo do Estado, inclusive, abriu mão da reserva técnica de 10%. O governador Brandão, para poder garantir um repasse maior aos professores, abriu mão da reserva técnica de 10%. Vários técnicos, inclusive do governo, tinham uma posição contrária, mas o governador abriu mão da reserva técnica para garantir que os professores recebessem com maior rendimento. E isso é importante frisar”, enfatizou Rafael.

Na mesma linha de raciocínio, o deputado Roberto Costa louvou o esforço dos integrantes da Comissão de Educação da Alema em viabilizar encaminhamentos que resultaram favoráveis aos professores do Estado.

“O governador Brandão, inclusive, de forma muito clara e não apenas com discurso, mas de maneira pragmática, abriu mão da reserva técnica, que é uma questão discutível de outros professores que, futuramente, poderão ter direito também a esse rateio e poderá não ter os recursos necessários. Mas para se atender os professores, a reivindicação dos educadores foi feita de forma clara. E é isso que importa”, assinalou o deputado Roberto Costa.

Posição

O deputado Neto Evangelista, na condição de líder do Governo na Alema, também defendeu os trabalhos e os encaminhamentos dados pelos membros da Comissão de Educação durante os debates e discussões sobre o pagamento dos precatórios do Fundef aos professores da rede estadual de ensino. O parlamentar ressaltou seu posicionamento contrário ao repasse de parte do recurso aos advogados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão.

“Tenho certeza de que ninguém aqui é favorável à posição do comando do Sinproesemma em repassar esses 15% dos precatórios do Fundef à banca de advogados contratada pelo sindicato”, frisou Evangelista.

Mais notícias

Osmar Filho inicia semana com agenda na região dos Lençóis Maranhenses

O deputado participou de entregas de ambulâncias, cartões do "Maranhão Livre da Fome" e anúncio de obras de…

Carlos Lula cobra pagamento de professores temporários da rede estadual

Deputado denuncia atraso de cinco meses nos salários e pede solução imediata do Governo

CCJ dá parecer favorável à Medida Provisória que institui CNH Social no Maranhão

A iniciativa visa garantir a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda inscritas…

Catulé Júnior acompanha entrega de obras e serviços do Governo do Estado em Humberto de Campos

Investimentos no município contemplaram ainda a assinatura de ordens de serviços para execução de obras muito aguardadas pela…

‘Contraplano’ aborda avanços e desafios da inclusão da pessoa com deficiência

Especialistas destacam que a sociedade ainda impõe barreiras e que é preciso ampliar a conscientização acerca do tema

Fred Maia agradece ações do governo estadual em Pedreiras e Trizidela do Vale 

Entre outras coisas, ele disse que a segurança voltou a reinar em Pedreiras

Alema aprova PL que prevê divulgação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais em órgãos de saúde

A proposição é do deputado Cláudio Cunha. A Rename é um instrumento orientador sobre o uso de medicamentos e…

Aluízio Santos enaltece Romaria da Juventude em Chapadinha

Evento foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro, reunindo representantes da comunidade católica de todo o…