07 de junho de 2024

‘Em Discussão’ aborda programas realizados pela Conab no Maranhão

Entrevistado foi o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Francisco José Cysne Aderaldo

‘Em Discussão’ aborda programas realizados pela Conab no Maranhão

José Cysne Aderaldo, superintendente da Conab, com os radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Assista à íntegra da entrevista

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu nesta sexta-feira (7) o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Francisco José Cysne Aderaldo, que fez uma ampla explanação sobre programas realizados no Maranhão através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Durante a entrevista, realizada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o superintendente regional da Conab forneceu informações pormenorizadas sobre a execução no Estado do Programa de Aquisição de Alimentos e do apoio do governo federal às comunidades de agricultura familiar.

“A Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o MDA, hoje no governo Lula exerce um papel fundamental no processo de abastecimento do nosso estado”, salientou Francisco Cysne.

Ele acrescentou que a Conab atua fortemente com o propósito de melhorar as condições de vida dos trabalhadores de áreas extrativistas, em parceria com órgãos do Governo do Maranhão.

Francisco Cysne enfatizou que a Conab exerce um contínuo trabalho para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

“Fortalecer a agricultura familiar contribui para a redução do êxodo rural e para a geração de capital no setor agropecuário, ao promover o desenvolvimento rural com a geração de renda e emprego. Esse fortalecimento também promove a inserção de alimentos de qualidade no mercado interno, solidificando as estratégias de segurança alimentar do país”, ressaltou.

O superintendente regional da Conab explicou que, dentre as estratégias de segurança alimentar, está a execução, pela Conab, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Entre as principais finalidades do PAA estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda; incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável.

Parceria

Francisco Cysne acrescentou que, por meio de parceria firmada com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Conab executa o programa Compra com Doação Simultânea (CDS), que abrange a aquisição de alimentos diversos e doação simultânea às unidades recebedoras e, nas hipóteses definidas pelo Grupo Gestor do PAA, diretamente aos beneficiários consumidores, com o objetivo de atender a demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O superintendente regional da Conab disse que o governo federal realiza também o programa Compra Direta da Agricultura Familiar, que permite a aquisição de produtos definidos pelo Grupo Gestor do PAA, com o objetivo de sustentar preços. Outro programa é o Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar (CPR-Estoque), que proporciona apoio financeiro para a constituição de estoques de alimentos por organizações fornecedoras, para posterior comercialização e devolução de recursos ao poder público.

Ao final da entrevista, Francisco Cysne reafirmou a ampla atuação da Conab em todo o país e disse que, a fim de mitigar o impacto social e econômico decorrente do desastre climático no Rio Grande do Sul e assegurar o abastecimento no país, o governo federal acaba de comprar 263,37 mil toneladas de arroz importado.

Francisco Cysne frisou que, para a aquisição, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento por meio de leilão público de compra, serão destinados pouco mais de R$ 1,3 bilhão. O volume adquirido corresponde a 87,79% do total de 300 mil toneladas ofertadas inicialmente.

Mais notícias

Assembleia aprova MP que cria o programa ‘Qualifica Maranhão’

Iniciativa visa implementar cursos de capacitação profissional e promover o desenvolvimento dos estudantes

Assembleia aprova MP que cria cartão para beneficiar pessoas com deficiência

Programa referente ao 'Cartão Travessia' será executado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão

‘Toda Mulher’ – Médica Silvana Teixeira fala sobre a saúde hormonal feminina

Endocrinologista e nutróloga falou sobre a importância de manter uma boa alimentação e adquirir hábitos que ajudam a…

Aluízio Santos destaca avanços em Chapadinha e parabeniza gestão municipal

Ele elogiou as ações promovidas pela prefeita Belezinha, citando como exemplos a construção e reforma de unidades de…

Plenário faz um minuto de silêncio em memória da cantora e compositora Patativa

Sambista faleceu na noite de terça-feira (6), aos 87 anos de idade

‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre terapias holísticas, aliadas no cuidado integral à saúde

Terapeuta Alexandra Macatrão destacou que essas práticas “atuam como um todo, corpo, mente, emoção e energia". Programa celebrou…

Comissão de Assuntos Econômicos da Alema inicia trabalhos elegendo presidente e vice

Deputados Catulé Júnior e João Batista Segundo foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do colegiado

‘Café com Notícias’ aborda projeto Voto Jovem na Escola com a juíza Rosângela Praseres

Iniciativa é desenvolvida desde 2009, nas escolas públicas e privadas, independentemente de ser ano eleitoral