28 de junho de 2024

‘Café com Notícias’ – Médica Alanna Batalha faz alertas sobre alergias

Especialista ressaltou que é importante também falar da diferença entre intolerância e alergia

‘Café com Notícias’ – Médica Alanna Batalha faz alertas sobre alergias

Médica alergista Alanna Batalha conversou com a jornalista Elda Borges no programa ‘Café com Notícias’

Agência Assembleia

Assista à entrevista na íntegra

De acordo com dados da Organização Mundial de Alergia, cerca de 10% da população mundial infantil sofre com algum problema do tipo. E o assunto foi tratado pela médica alergista Alanna Batalha no programa ‘Café com Notícias’, desta sexta-feira (28), na TV Assembleia.

“Esse percentual é mais referente às crianças, que são a população mais frequentemente acometidas pelas alergias. Geralmente, nos adultos gira em torno de 2%”, detalhou a médica.

Alanna Batalha ressaltou que há algumas alergias, inclusive que são mais comuns na infância, como ao leite, ao ovo e a algumas frutas, como mamão e banana.

A médica ressaltou que é importante também falar da diferença entre intolerância e alergia. “A intolerância à lactose, por exemplo, é uma deficiência na enzima lactase. Não é uma alergia. A intolerância não tem risco de vida, já a alergia pode ter um risco de vida”, observou.

A especialista fez um alerta para quem tem alergia a frutos do mar, como camarão e caranguejo, e afirmou que, mesmo tendo alergia apenas a mariscos, também não deve comer nenhum crustáceo. “É importante falar que alergias a marisco são uma das que tende a ser mais graves e, dependendo das pessoas, tem um limiar muito baixo. Às vezes, só com o vapor, preparando o alimento, o contato com a pele. Nem é preciso ingerir para ter uma reação mais grave”, assinalou.

Também falou sobre o diagnóstico de alergias. “Para se ter certeza, o exame padrão ouro é o teste de provocação, no qual a gente vai dar o alimento suspeito, mas isso é feito em ambiente super seguro, ou em hospital ou alguma clínica, que tenha suporte e com médico e uma equipe preparada para tratar desde as reações mais leves até as reações mais graves”, disse.

O “Café com Notícias” é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ detalha estudos da Uema sobre período chuvoso no Maranhão

Pesquisas do NuGeo/Uema mostram que março deverá ter chuvas intensas, mas que neste ano, os níveis de precipitações…

Ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher da Assembleia são destaque no ‘Café com Notícias’

A procuradora da Mulher, deputada Dra. Vivianne fez um balanço das atividades de apoio e combate à violência…

Assembleia realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Círculo de Oração

Iniciativa é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno

Violência doméstica e prevenção são destaque no programa ‘Toda Mulher’

Entrevistada foi a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de…

‘Saúde & Bem-Estar’ destaca a estética como ferramenta de reconstrução da autoestima feminina

Segundo a cosmetóloga Greyce Capelli, a autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e à forma como a pessoa…

‘Diário da Manhã’ detalha campanha de doação de sangue no Santuário de Nazaré

Projeto Irmãos de Sangue, realizado em parceria com o Hemomar, fará a coleta das doações no próximo dia…

“Café com Notícias” aborda a campanha Março Amarelo, de conscientização e combate à endometriose

Doença é comum e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva; campanha alerta para a importância…