07 de julho de 2024
Empatia e diversão marcam 2º Arraiá da Inclusão, promovido por Neto Evangelista
Evento, realizado no Sesc do Olho d’Água, contou com apoio da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e de diversas entidades parceiras

Agência Assembleia
A segunda edição do Arraiá da Inclusão, promovida pelo deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), levou alegria e inclusão para famílias típicas e atípicas, principalmente com crianças e adolescentes autistas. O evento, realizado no Sesc do Olho d’Água, contou com apoio da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e de diversas entidades parceiras.
Neto Evangelista destacou a importância da iniciativa. “A inclusão vai além de acessibilidade física. Trata-se de proporcionar momentos de lazer e alegria para todas as famílias, especialmente aquelas que enfrentam desafios diários. Este Arraiá é um espaço de acolhimento, onde todos podem se sentir parte de uma grande festa junina”, enfatizou.
Presente no evento, o vice-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB/MA, Wellington Beckman, que é pai atípico, também enfatizou a relevância do evento.
“Iniciativas como essa mostram que a sociedade pode e deve ser inclusiva. É fundamental que todos, independentemente de suas necessidades, tenham oportunidades iguais de diversão e socialização”, afirmou.
A programação do Arraiá da Inclusão contou com brincadeiras juninas, distribuição gratuita de lanches, venda de comidas típicas e guloseimas do programa Mais Renda, uma brinquedoteca para a garotada e um espaço pet com bichinhos prontos para adoção.

Espaço preparado
As músicas foram tocadas dentro dos decibéis permitidos, e o evento teve tradução por intérpretes de Libras e distribuição de abafadores de som para pessoas com sensibilidade auditiva.
Além disso, o espaço foi cuidadosamente preparado com piso e rampas acessíveis para cadeirantes, comidas especializadas para crianças com necessidades alimentares específicas, e uma equipe de audiodescrição para pessoas cegas. A soltura de bombinhas foi proibida, garantindo um ambiente seguro e tranquilo para todos.
Mariana Costa, dona de casa, trouxe seu filho Matheus, de 3 anos, para aproveitar a festa. “É emocionante ver um espaço idealizado com tanto carinho para nossas crianças. Matheus está adorando e nós, como pais, nos sentimos acolhidos”.

O cantor autista Augusto Neto abriu a programação musical, encantando a todos com seu talento. “A música é uma forma de expressão para todos, e estar aqui é muito especial para mim,” disse ele, que participou pela segunda vez do evento.
A festa também contou com apresentações do Bumba meu Boi Upaon-Açu, Boi de Sonhos e o tradicional Boi da APAE, todas com tradução em Libras e audiodescrição.
Gabriel Nicolas Oliveira, estudante autista, expressou sua felicidade: “A festa está linda! É o melhor arraial do mundo. Eu estou muito feliz”, ressaltou.
Mais notícias
Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses
Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do…
Escola do Legislativo promove curso de Inteligência Financeira
Treinamento é voltado para servidores do Parlamento Estadual e para o público externo
Creche-Escola Sementinha promove manhã especial em homenagem às mães
Apresentações musicais encantaram o público com canções e performances protagonizadas pelas crianças
‘Em Discussão’ aborda Programa Bolsa e Prêmio Estudante Destaque Universitário
Convidado foi Nordman Wall, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do…
‘Diário da Manhã’ – Técnica da Sagrima destaca relevância e dá detalhes da AgroBalsas
Patrícia Tenório informou que o evento ocorrerá de 12 a 16 de maio, com o tema “Construindo Pontes”,…
Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’
Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’
Adelmo Soares diz que Othelino Neto persegue a presidente Iracema Vale com judicializações
Adelmo Soares fez esse discurso para rebater a acusação feita por Othelino que ele atacava as mulheres em…
Wellington parabeniza governo por ter zerado lista de nomeados para polícias e Corpo de Bombeiros
Ele disse que, mesmo sendo um deputado de oposição, sente-se no dever de reconhecer quando o governo age…