15 de julho de 2024
‘Pautas Femininas’ dá continuidade a uma série de entrevistas sobre ‘Julho das Pretas’
Programa recebeu a administradora e ativista social Josanira Rosa Santos da Luz que falou sobre segurança alimentar e diversidade da gastronomia maranhense
                                  
                              Agência Assembleia
Josanira Rosa Santos da Luz, ativista social, bacharel em administração e pós-graduada em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi a convidada desta segunda-feira (14) do programa ‘Pautas Femininas’, que dá continuidade a uma série de entrevistas voltadas para o ‘Julho das Pretas’, que busca fortalecer direitos e obter reparações históricas para as mulheres negras.
“Neste mês de julho, mulheres pretas se unem para debater pautas que possamos refletir e dar voz às nossas causas. É um mês importante, no qual todos os movimentos de todo o país se unem em prol do ‘Julho das Pretas’, um momento de resgate histórico e de visibilidade às nossas lutas que ocorrem durante o ano todo”, frisou Josanira da Luz que é integrante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e da Comissão de Povos e Comunidades Tradicionais, entre outros.
Na entrevista, a convidada falou ainda sobre a marcha das mulheres negras que este ano traz como tema “Reparação Pelo Bem Viver”, que ocorre dia 25 de julho, em São Luís. Também abordou a luta por uma alimentação de qualidade e as políticas públicas voltadas para o tema.
Josanira Luz apresentou ainda o caderno de receitas “Resgate da identidade gastronômica maranhense quilombos e povos de terreiros”, que reúne imagens e receitas da culinária maranhense provenientes dos quilombos e religiões de matriz africana, catalogadas nos municípios de Alcântara, Serrano do Maranhão, Central do Maranhão e Guimarães.
“É um universo muito grande e que ainda não foi possível mapear neste momento. O caderno é uma pequena mostra, mas sabemos da necessidade de aprofundarmos mais, para trazermos esta riqueza, que é muito importante resgatar”, observou Josanira Luz.
O caderno pode ser baixado no site da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Mais notícias
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio
Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…
Márcia Carvalho destaca a obra “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”
Autora contou, em entrevistas, que livro resgata a memória e o protagonismo feminino na política maranhense; lançamento será nesta quarta (5)
‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção
Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…
‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado
Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina
II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’
Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…