22 de julho de 2024

‘Pautas Femininas’ aborda agenda maranhense em comemoração ao ‘Julho das Pretas’ 

Apresentadora do programa, Josélia Fonseca, recebeu como convidada a advogada Caroline Caetano

‘Pautas Femininas’ aborda agenda maranhense em comemoração ao ‘Julho das Pretas’ 

Caroline Caetano conversa com Josélia Fonseca no estúdio da Rádio Assembleia

Agência Assembleia

Nesta segunda-feira (22), o programa ‘Pautas Femininas’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), deu continuidade a uma série de entrevistas voltadas para o ‘Julho das Pretas’, que busca fortalecer direitos e obter reparações históricas para as mulheres negras.

A apresentadora do programa, Josélia Fonseca, recebeu como convidada a advogada Caroline Caetano, presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA).

Inicialmente, Caroline destacou o papel da Comissão de Promoção e Igualdade Racial no contexto da luta das mulheres por igualdade na sociedade brasileira e maranhense.

“Nosso papel é propor o debate e ouvir a sociedade civil organizada quanto às políticas públicas necessárias para a garantia dos direitos das mulheres. No Maranhão, estamos avançando nessa perspectiva de construção social com foco na equidade, garantindo o direito e acesso a todos. Sabemos que existe a discriminação, mas o que temos que fazer é criar ferramentas e mecanismos de inserção das mulheres na sociedade”, frisou.

Dentre as ações realizadas nesse sentido, ela destacou o lançamento do Observatório de Candidaturas Femininas pela OAB/MA, que vai contribuir para o fortalecimento da rede de proteção a todas as formas de violência contra as mulheres.

Programação

No Maranhão, no dia 24 de julho, a OAB/MA realizará uma programação comemorativa ao Dia da Mulher Negra e Caribenha, comemorado em 25 de julho, com a realização, dentre outras coisas, de uma exposição com mulheres afro-empreendedoras.

Grande Marcha

Outra ação destacada por Caroline foi a realização do evento “Mulheres Negras em Marcha pela Reparação e Bem-Viver”, que acontecerá em novembro de 2025, em Brasília.

Violência

Caroline disse que, a partir da discussão junto à sociedade civil, se constata uma série de violências contra as mulheres, sobretudo as mulheres negras.

“Hoje, não temos ferramentas e mecanismos suficientes para garantir os direitos das mulheres, principalmente as mulheres negras. Por isso, precisamos pautar esse debate com a sociedade e construir instrumentos e mecanismos que possam garantir esses direitos”, defendeu.

Mais notícias

Eric Costa defende projeto que institui Estatuto Estadual do Conselheiro Tutelar do Maranhão

Ele explicou que o PL, de sua autoria, visa fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes…

Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão

Em seu pronunciamento na Alema, o parlamentar afirmou que o governo do estado tem levado ações aos 217…

Júnior Cascaria destaca investimentos do governo estadual em segurança pública

Parlamentar chamou atenção para os reajustes salariais concedidos à Polícia Militar do Maranhão

Ana do Gás repercute avanços na exploração do gás natural no Maranhão

Ela parabenizou o governador Carlos Brandão por suas ações nessa área

Estudantes do IEMA Mônica Vale visitam a Assembleia Legislativa

Alunos acompanharam a sessão plenária, visitaram a exposição ‘Leis e Sotaques do Povo Maranhense’ e conheceram um pouco…

Mobiliza São Luís 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

Coordenadora do evento, Danielle Abreu, detalhou o evento, que acontecerá de 6 a 14 de setembro, e lembrou…

Ações da campanha Agosto Lilás são tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Entrevistada pelo programa, a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, falou sobre os 19 anos da…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense

O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…