22 de julho de 2024

‘Pautas Femininas’ aborda agenda maranhense em comemoração ao ‘Julho das Pretas’ 

Apresentadora do programa, Josélia Fonseca, recebeu como convidada a advogada Caroline Caetano

‘Pautas Femininas’ aborda agenda maranhense em comemoração ao ‘Julho das Pretas’ 

Caroline Caetano conversa com Josélia Fonseca no estúdio da Rádio Assembleia

Agência Assembleia

Nesta segunda-feira (22), o programa ‘Pautas Femininas’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), deu continuidade a uma série de entrevistas voltadas para o ‘Julho das Pretas’, que busca fortalecer direitos e obter reparações históricas para as mulheres negras.

A apresentadora do programa, Josélia Fonseca, recebeu como convidada a advogada Caroline Caetano, presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA).

Inicialmente, Caroline destacou o papel da Comissão de Promoção e Igualdade Racial no contexto da luta das mulheres por igualdade na sociedade brasileira e maranhense.

“Nosso papel é propor o debate e ouvir a sociedade civil organizada quanto às políticas públicas necessárias para a garantia dos direitos das mulheres. No Maranhão, estamos avançando nessa perspectiva de construção social com foco na equidade, garantindo o direito e acesso a todos. Sabemos que existe a discriminação, mas o que temos que fazer é criar ferramentas e mecanismos de inserção das mulheres na sociedade”, frisou.

Dentre as ações realizadas nesse sentido, ela destacou o lançamento do Observatório de Candidaturas Femininas pela OAB/MA, que vai contribuir para o fortalecimento da rede de proteção a todas as formas de violência contra as mulheres.

Programação

No Maranhão, no dia 24 de julho, a OAB/MA realizará uma programação comemorativa ao Dia da Mulher Negra e Caribenha, comemorado em 25 de julho, com a realização, dentre outras coisas, de uma exposição com mulheres afro-empreendedoras.

Grande Marcha

Outra ação destacada por Caroline foi a realização do evento “Mulheres Negras em Marcha pela Reparação e Bem-Viver”, que acontecerá em novembro de 2025, em Brasília.

Violência

Caroline disse que, a partir da discussão junto à sociedade civil, se constata uma série de violências contra as mulheres, sobretudo as mulheres negras.

“Hoje, não temos ferramentas e mecanismos suficientes para garantir os direitos das mulheres, principalmente as mulheres negras. Por isso, precisamos pautar esse debate com a sociedade e construir instrumentos e mecanismos que possam garantir esses direitos”, defendeu.

Mais notícias

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio 

Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…

Márcia Carvalho destaca a obra “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”

Autora contou, em entrevistas, que livro resgata a memória e o protagonismo feminino na política maranhense; lançamento será nesta quarta (5)

‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção

Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…