05 de agosto de 2024
‘Pautas Femininas’ aborda violência contra a mulher
Programa recebeu capitã Camila Bispo, comandante da Patrulha Maria da Penha em São Luís, e a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão

Agência Assembleia
CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA
O programa ‘Pautas Femininas’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, nesta segunda-feira (5), a capitã Camila Bispo, comandante da Patrulha Maria da Penha na Região Metropolitana de São Luís, e a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão. Elas falaram sobre combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.
Entre outras coisas, a capitã Camila Bispo falou sobre a missão da Patrulha Maria da Penha, que protege mulheres vítimas de violência doméstica, e discorreu sobre os pormenores do trabalho realizado ao longo do ano.
A delegada, por sua vez, falou sobre os investimentos estaduais para o aparelhamento das instituições para que mais mulheres sejam alcançadas e protegidas. Ela disse que a missão vai além da proteção física.
“Somente a Patrulha Maria da Penha não é o suficiente para resolver o problema. Há toda uma rede de proteção à mulher, como juizado, promotoria especializada, defensoria, assistência psicossocial, por exemplo. Tudo isso possibilita que a mulher consiga sair do ciclo de violência”, frisou Camila Bispo.
As entrevistadas afirmaram que o governo estadual tem investido bastante para capacitar policiais militares em todo o Maranhão e que, este ano, pela primeira vez, foi implementada, na PMMA, uma disciplina de combate à violência doméstica contra a mulher nos cursos de formação de soldados e, também, nos cursos de aperfeiçoamento.
“Nos municípios onde não há delegacia especial para esses casos, a delegacia comum atende e faz tudo que uma delegacia especializada pode fazer. E tem obrigação de fazê-lo. Aliás, nós estamos o tempo todo trabalhando na capacitação dos policiais civis e militares nesse sentido”, destacou Kazumi Tanaka.
As entrevistadas falaram, ainda, sobre a questão das medidas protetivas, que resguardam a mulher do agressor e, também, sobre a ‘Operação Chamar’, conjugando todas as forças policiais, como parte integrante da campanha ‘Agosto Lilás’, a qual é fundamental para intensificar a luta de combate à violência contra a mulher.
“Toda a programação é elaborada coletivamente, com a participação de toda a rede, para que todas as secretarias estaduais participem”, informou Kazumi Tanaka.
Mais notícias
Eric Costa defende projeto que institui Estatuto Estadual do Conselheiro Tutelar do Maranhão
Ele explicou que o PL, de sua autoria, visa fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes…
Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão
Em seu pronunciamento na Alema, o parlamentar afirmou que o governo do estado tem levado ações aos 217…
Júnior Cascaria destaca investimentos do governo estadual em segurança pública
Parlamentar chamou atenção para os reajustes salariais concedidos à Polícia Militar do Maranhão
Ana do Gás repercute avanços na exploração do gás natural no Maranhão
Ela parabenizou o governador Carlos Brandão por suas ações nessa área
Estudantes do IEMA Mônica Vale visitam a Assembleia Legislativa
Alunos acompanharam a sessão plenária, visitaram a exposição ‘Leis e Sotaques do Povo Maranhense’ e conheceram um pouco…
Mobiliza São Luís 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
Coordenadora do evento, Danielle Abreu, detalhou o evento, que acontecerá de 6 a 14 de setembro, e lembrou…
Ações da campanha Agosto Lilás são tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira
Entrevistada pelo programa, a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, falou sobre os 19 anos da…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…